Cada pessoa tem características diferentes na língua, como diferenças na coloração, no formato e na aparência de modo geral. Mas, existe um conjunto de características padrão que consideram a língua saudável, assim como características que são pistas sobre algum problema de saúde. Veja o que a aparência da sua língua pode dizer sobre a sua saúde e, na dúvida, consulte um dentista ou um estomatologista.
Língua de cor rosada
Um tom de rosa-claro por toda a superfície, sem placas brancas ou marrons, é o que se espera de uma língua saudável.
Língua com pontos vermelhos
Quando existem pontos vermelhos na língua pode ser um sinal de infecção, como escarlatina ou síndrome de Kawasaki. Pode também indicar uma deficiência nutricional, como anemia por falta de vitamina B6 e B12. Essa anemia é comum de acontecer em pessoas com anorexia, que fizeram bariátrica ou em veganos.
Língua com manchas vermelhas
Os pontos vermelhos são menores do que as manchas avermelhadas, que também são lisas e irregulares, num formato que lembra um mapa. Essa característica é um sinal de língua geográfica. Pode nunca incomodar, mas em alguns casos pode causar dor ou desconforto após comer algo quente, salgado ou ácido.
Língua violeta ou azulada
Quando alguma doença modifica o fluxo de oxigênio sangue, um dos sintomas pode ser a mudança de cor da língua para um tom azulado. Às vezes o sangue todo fica dessa cor, mas na língua é mais visível, a menos que sofra algum corte e possa ver o sangue.
Algumas das doenças que levam a essa mudança de cor da língua e do sangue são Tetralogia de Fallot, Anomalia de Ebstein ou Síndrome de Eisenmenger (todas doenças cardíacas congênitas), enfisema pulmonar, infecções pulmonares, doenças no sangue, intoxicação por gás cianeto ou inseticidas, e exposição à fumaça de incêndio.
Língua pálida
Se, ao invés de um tom rosado saudável, a língua estiver toda pálida, pode ser sinal de carência de ferro no sangue (anemia), insuficiência renal, câncer, lúpus e miomas uterinos com sangramento excessivo. Quando ocorre alguma hemorragia também pode resultar em língua pálida, pois ela deixa de receber a quantidade de sangue normal.
Língua esbranquiçada
Língua pálida é diferente de esbranquiçada, que é quando a cor branca é mais acentuada, como manchas, que podem ser mais grossas. Partes brancas podem indicar que a pessoa não costuma escovar a língua, então são resíduos acumulados. Mas, também pode estar relacionado à presença de tumor ou de candidíase oral.
Língua amarelada
Se a pessoa estiver com a pele e a parte branca dos olhos amareladas, a língua nessa tonalidade é um sintoma de icterícia, que pode ser um sinal de doença no fígado e nas vias biliares, como hepatite ou pedra na vesícula.
Língua com manchas marrons
As manchas escuras são comuns em pessoas que fumam muito ou tomam muito chá/café, e não fazem uma boa higiene bucal. Se as manchas forem bem escuras e também afetam a gengiva, pode indicar condições graves, como polipose intestinal familiar (condição genética que aumenta o risco de câncer de intestino) ou doença de Addison (insuficiência adrenal).
Língua rachada
Quando a língua apresenta várias partes rachadas/fissuradas, pode ser apenas uma característica genética da pessoa, nada mais. Apenas é preciso cuidar bastante com a higiene bucal para prevenir acúmulo de resíduos que podem levar a infecções.
Língua com nódulos
Quando a língua apresenta nódulos que duram mais de duas semanas, pode ser um sinal de câncer de boca ou de língua, especialmente se tiver outros sintomas como rouquidão, dor para engolir e perda de peso.