O nome do aparelho é AspireAssist e sua função é combater a obesidade ao aspirar diretamente do estômago dos pacientes a refeição ingerida 30 minutos antes. O aparelho foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), agência norte americana que regulariza alimentos e medicamentos, e isso tem gerado polêmica entre médicos no país. Entenda o caso.
Aparelho que aspira comida do estômago de pacientes é aprovado nos EUA
Cerca de 750 médicos e especialistas no combate à obesidade já se uniram para processar a FDA e retirar o aparelho do mercado por garantirem que ele é extremamente perigoso e prejudicial à saúde dos pacientes. O endocrinologista e diabetologista Joseph Gutman, que realiza tratamento de pessoas com obesidade há mais de 30 anos, lidera os especialistas nesse processo e se diz chocado com a aprovação deste aparelho pelo FDA.
Como funciona o AspireAssist
O aparelho é instalado no paciente por meio de uma cirurgia, que faz uma ligação direta do estômago até uma válvula com saída um pouco acima do umbigo com a largura de um canudinho. Essa válvula tem a função de drenar o alimento que o paciente ingeriu 20 a 30 minutos após a refeição, assim o paciente elimina o alimento e consegue reduzir até 30% das calorias consumidas na refeição. O processo de drenagem leva menos de 10 minutos.
A empresa produtora do dispositivo sediada na Pensilvânia testou o aparelho em 111 pessoas durante um ano e garante que os resultados foram melhores do que o esperado. O AspireAssist é indicado apenas para pacientes que tenham obesidade severa ou mórbida e que já tenham tentado perder peso através de outras opções não-cirúrgicas.
A responsável pela AspireAssist garante que o processo também estimula os pacientes a fazerem melhores escolhas alimentares, uma vez que as comidas saudáveis têm melhor aspecto ao serem eliminadas pelo ducto do que comidas gordurosas.
Por que tanta polêmica?
Os médicos e especialistas consideram que o aparelho AspireAssist é um absurdo, uma piada de mau gosto, por ser uma forma mecanizada de bulimia. “Em vez de se vomitar pela boca, vomita-se por um tubo”, diz Joseph Gutman. O aparelho não reeduca os pacientes, simplesmente faz com que eles se livrem das calorias ingeridas em poucos minutos. Após a retirada do aparelho, eles estarão com o mesmo problema que as pessoas que têm bulimia apresentam e possivelmente podem vir a induzir o vômito para continuar a eliminar a refeição. Veja os riscos do uso do AspireAssist:
- Risco de infecção: visto que há a ligação direta do estômago com o exterior.
- Risco de escape de fluidos estomacais pelo ducto
- Risco de provocar distúrbios alimentares
Os médicos estão reunidos assinaturas e pretendem chegar a 4 mil para barrar a venda desse aparelho. Atualmente ele ainda é legal e já está sendo utilizado nos EUA, na Europa e a empresa pretende expandir os negócios levando o AspireAssist para a América do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
Veja no vídeo abaixo como o AspireAssist funciona.