Lote da Heinz Brasil é retirado do mercado pela ANVISA! Saiba porquê!

Um lote de extrato de tomate da marca Heinz foi removido de circulação pela agência ANVISA, por ultrapassar o limite de pelo de animal roedor no produto. Saiba tudo sobre esta história aqui!

Publicidade

Recentemente deixou de ser distribuído e comercializado um lote de um produto da empresa Heinz – o extrato de tomate. Na verdade, foi a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que lançou a proibição. O lote em questão tinha quantidade de pelo de um animal roedor que ultrapassava a admitida. Esta proibição incide sobre o lote L06, produzido na delegação brasileira da Heinz, cujo prazo de validade é 1 de abril de 2017.

Saiba que a ANVISA estipulou o limite de um pelo de animal roedor em cada 100 gramas de artigos alimentares, cuja base é o tomate, tais como purês, extratos, polpas e molhos. Esta decisão pode ser encontrada no Diário Oficial da União. Contudo, a influência da Fundação Ezequiel Dias (LACEN-MG) foi muito importante neste assunto, já que foi ela que encontrou a substância em quantidade preocupante. De igual modo foi indicado à Heinz, pela agência sanitária, que fosse retirado todo o estoque que se encontra em circulação no mercado.

Por outro lado, a empresa garante que isso já foi feito no ano anterior e que os seus processos de segurança e qualidade estão convenientemente assegurados.

A reação da Heinz Brasil

A sucursal brasileira da Kraft Heinz avisa que essa decisão está relacionada com um aviso, datado de julho de 2015, da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais, a propósito de um lote apenas localizado naquela área. Logo, a Heinz retirou prontamente do mercado, os produtos do lote 06, não havendo, portanto, problema algum nos lotes atuais. Deste modo, a ANVISA encerrou o assunto com o artigo no Diário Oficial da União.

Publicidade

Controle de Qualidade da Heinz

Com efeito, a empresa afirma que tem métodos de controle rigorosos, assentes em todas as fases do processo produtivo. Fases essas que passam pela seleção dos fornecedores, produção e entrega das suas embalagens. Além disso, a Heinz tem o fabrico dos seus produtos nos conformes do Sistema de Gestão da Qualidade criado pela empresa, conseguindo através de técnicas específicas, verificar se o sistema está a ser cumprido. A delegação brasileira da empresa declara que tem, para com o cliente final, uma relação assente em valores como transparência, compromisso e respeito. Deste modo, busca sempre ter os melhores produtos e que sejam compatíveis com o seu renome mundial.

Explicamos os limites

Saiba que a ANVISA, através de certas decisões, estabeleceu limites para as substâncias peculiares que possam existir nalguns produtos. É peculiar a matéria que não componha o produto e que tenha a ver com falta de ambiente propício nas fases a que ele é submetido.

Segundo a agência, estes limites são dos mais rigorosos e são ajustados a cada tipo de produto. No caso da canela, por exemplo, em cada 50 gramas podem existir 100 gramas de partes de insetos.

Você como consumidor deve estar atento a estas questões que lidam com a segurança e a qualidade do que come. Mantenha-se devidamente informado!

Publicidade

 

PODE GOSTAR TAMBÉM