Menu

Antúrio: cultive essa planta perfeita para ambientes internos

Não deixe essa planta pegando sol o dia todo. Ela é ideal para compor o seu jardim interno

Crédito: Freepik

Publicidade

O antúrio, Anthurium andraeanum, é uma linda planta para quem deseja cultivar um jardim interno, pois ela se adapta muito bem a ambientes com sombra. A cor mais comum da flor, que na verdade se chama bráctea, e é uma folha, é o vermelho. Mas, você também encontra antúrio em outras cores, como branco, preto e roxo, lilás e listrado que são plantas com essas folhas geneticamente modificadas para atrair mais polinizadores.

Saiba mais sobre como cultivar o antúrio para ter plantas exuberantes em casa.

Como cuidar do antúrio

Dentro de casa, o seu antúrio vai precisar de um ambiente com bastante claridade, mas sem luz direta sobre ele. A água vai depender do clima que estiver fazendo, e a reprodução é melhor fazer com uma muda ou um pedaço de touceira da planta, pois por sementes pode levar até seis anos para ver flores.

Luminosidade

O antúrio é uma planta de meia sombra. Se deixá-lo plantado sob sol pleno, ele vai começar a queimar e morrer. Se quiser plantar no jardim, escolha um local sombreado, seja embaixo de árvores, de outras plantas ou de um telhado que faça sombra no quintal. Por outro lado, é uma ótima planta para ter dentro de casa.

Publicidade

Rega

No verão, sua planta pode receber água de 2 a 3 vezes por semana. No inverno pode ser só 1 vez por semana. De modo geral, basta colocar o dedo no substrato e sentir se está úmido. Se estiver, pode esperar mais um pouco para regar. Só não deixe por muitos dias o substrato bem seco, ou a planta poderá morrer.

Reprodução

Embora o seu antúrio possa dar lindas e amarelinhas sementes na parte da flor, não é recomendado plantar a partir da semente, pois é um processo complicado e bastante demorado. O melhor a fazer é tirar uma muda da planta já crescida, dividindo a touceira e replantar essa muda.

Substrato

O antúrio se desenvolve muito bem ao ser plantado na fibra de coco, que é muito leve. Mas, precisa ter atenção porque a fibra de coco contém tanino, que é como um verniz natural que se forma para impedir o enraizamento de plantas ou bichinhos parasitas.

Então, para usar a fibra de coco na plantação do seu antúrio, ela precisa ser lavada e fervida duas vezes, com secagem ao sol, para remover um pouco do tanino e favorecer o enraizamento da planta.

Publicidade

Além da fibra de coco lavada, pode misturar um pouco de terra vegetal e terra comum para deixar o substrato mais consistente e com nutrientes.

Adubação

Para favorecer a floração do seu antúrio, se estiver na dúvida sobre o que usar, vá de NPK 10-10-10. Mas, se puder comprar um adubo mais específico, escolha um que tenha NPK 04-14-08, ou seja, com maior quantidade de fósforo.

Outro ótimo adubo para dar à sua planta é o bokashi, que você pode colocar em uma trouxinha e deixar sobre o substrato, molhando toda vez que for regar, assim os nutrientes vão sendo liberados aos poucos.

Publicidade

Cores diferentes

Além das cores já mencionadas antes, essa planta pode ser encontrada em várias outras colorações, tanto criadas pela natureza quanto alteradas em laboratório.

Antúrio vermelho

Crédito: Pergunte ao Agrônomo

Rosa

Crédito: Pergunte ao Agrônomo

Antúrio branco

Crédito: Pergunte ao Agrônomo

Amarelo

Crédito: Pergunte ao Agrônomo

Antúrio preto

Crédito: Pergunte ao Agrônomo

Alaranjado

Crédito: Pergunte ao Agrônomo

Antúrio mesclado

Crédito: Pergunte ao Agrônomo

Significados

Na sabedoria popular, o antúrio é uma planta com significado hospitalidade, autoridade, imponência, luxo, confiança, iluminação e fortuna.

Veja também: 7 dicas de plantas para dar de presente

Publicidade
Sair da versão mobile