Menu

Antibiótico atrasa menstruação: sim ou não?

Tire as dúvidas sobre o que pode causar o atraso menstrual e o que fazer em qualquer situação.

Designed by Freepik

Publicidade

Menstruação atrasada costuma ser motivo de desespero para muitas mulheres. Especialmente para aquelas que têm vida sexual ativa e não desejam engravidar. A primeira dúvida que surge é sobre o que mais, além de uma gravidez, pode causar o atraso. Será que antibiótico atrasa menstruação? Veja a reposta a seguir e outros fatores responsáveis.

O uso de antibiótico atrasa menstruação?

Crédito: Freepik

Não é impossível que ocorra, mas o uso de antibiótico não necessariamente vai fazer a menstruação atrasar. O que pode causar ao atraso, nesse sentido, é a doença que levou ao uso do antibiótico por causa de alterações que provocou no organismo.

Agora é importante se atentar para outro fato. Antibióticos podem reduzir ou cortar o efeito do anticoncepcional. Em especial os do tipo amoxicilina, penicilina e ampicilina.

Isso ocorre porque parte dos hormônios do anticoncepcional precisam ir para o intestino para serem ativados por enzimas produzidas pelas bactérias intestinais. Mas quando toma-se antibióticos, eles matam essas bactérias antes que os hormônios sejam ativados e façam o efeito de impedir uma gravidez.

Publicidade

Então, se a sua dúvida era se antibiótico atrasa menstruação, a resposta é não, porém pode acontecer. Mas a preocupação maior deve ser quanto ao medicamento cortar o efeito do anticoncepcional. Sendo assim, se isso acontecer e a mulher engravidar, automaticamente vai haver o atraso menstrual que será ligado ao uso do antibiótico.

Outras causas da menstruação atrasada

Crédito: Freepik

Com essa dúvida principal sanada, é bom saber que existem diversos outros fatores responsáveis pelo atraso menstrual. Confira quais são:

1. Menopausa precoce

A menopausa precoce é aquela que começa a apresentar sintomas antes dos 40 anos de idade. Esses sintomas significam que o aparelho reprodutor da mulher está começando a parar de funcionar. Sendo assim, é comum que um dos sintomas seja a menstruação desregulada ou atrasada.

2. Estresse

Não importa qual é a causa: mulheres que vivem em altos níveis de estresse diário ou por causa de um fator específico, como por exemplo o medo de estar grávida, podem sofrer com a menstruação atrasada. Assim que o estresse reduz, a menstruação costuma descer.

Publicidade

3. Interrupção do anticoncepcional

Se uma mulher toma anticoncepcional por longos anos e resolver interromper, é normal que o organismo demore alguns meses para se acostumar com a nova rotina, então pode acontecer o atraso menstrual.

4. Amamentação

Durante a amamentação a mulher não menstrua. Então, mesmo depois que parar de amamentar, pode levar um tempo para que a menstruação volte ao normal.

5. Medicamentos

Tirando os antibióticos, outros medicamentos podem provocar o atraso menstrual, como antipsicóticos, antidepressivos, medicamentos da quimioterapia, para pressão alta, imunossupressores e corticoides.

Publicidade

6. Problemas hormonais

Qualquer tipo de problema relacionado às glândulas hormonais do corpo têm capacidade de interferir no ciclo menstrual da mulher. Não precisa estar diretamente ligado aos hormônios sexuais.

7. Distúrbios de peso

Obesidade, anorexia, bulimia, todos esses distúrbios de peso desregulam a produção hormonal do organismo, inclusive dos hormônios sexuais responsáveis pelo ciclo menstrual.

8. Excesso de atividade física

Mulheres que praticam atividade física todos os dias, de forma intensiva, ou seja, as atletas de alta performance, também podem ter a menstruação atrasada pela combinação de fatores como alto gasto calórico, estresse e baixa taxa de gordura.

Publicidade

Todas essas causas da menstruação atrasada mencionadas precisam ser analisadas por um médico para que o problema seja detectado e resolvido com o tratamento adequado. Se a menstruação atrasar por mais de 3 meses é considerado que a mulher tem amenorreia, o que pode incluir doenças do sistema reprodutor.

Então, se a sua menstruação atrasar mais do que de costume, procure seu ginecologista para que ele faça um diagnóstico e tire a dúvida sobre como está a sua saúde.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Publicidade

Também pode te interessar: Limão corta a menstruação – mito ou verdade?

Leave a Reply

Sair da versão mobile