Menu

Anti-inflamatório: saiba tudo sobre esse remédio

O anti-inflamatório alivia os sintomas causados pela lesão nos tecidos e também combate a dor e a febre.

Crédito: Pxhere

Publicidade

Quando a garganta inflama, o dente dói e deixa a gengiva vermelha e inchada e o joelho ralado parece pulsar de tão febril é necessário recorrer ao bom e velho anti-inflamatório para aliviar os sintomas.

O medicamento e tem ação antipirética, que visa reduzir a febre, e analgésica, que diminui a dor. Saiba tudo sobre esse remédio tão comum que pode ser comprado sem receita médica em qualquer farmácia.

Para que serve o anti-inflamatório?

Quando o organismo sofre com uma infecção ou lesão dos tecidos, o sistema imunológico reage, aumentando o fluxo sanguíneo para a região afetada. É uma forma de combater o agente agressor, mas uma das consequências é uma inflamação dolorosa, ruborizada e febril.

Aí é que entra o medicamento, cujo objetivo é impedir ou amenizar essa reação. Ele inibe a ação da enzima ciclooxigenase, responsável pelo aumento da substância que provoca o quadro inflamatório, chamada de prostaglandina.

Publicidade

Tipos de anti-inflamatório e quando usar

Os anti-inflamatórios são divididos em dois grupos:

  • Esteroides: derivados de corticoides, inibem as prostaglandinas e proteínas que desencadeiam o processo inflamatório. São indicados para tratar doenças inflamatórias autoimunes e asma;
  • Não esteroides: diminui os sintomas da inflamação, como rubor, calor e dor. É usado para tratar contusões, traumas e casos de artrite e reumatoide.

Contraindicações

O anti-inflamatório não é recomendado para idosos, grávidas e lactantes, além de pacientes com os seguintes quadros:

  • Insuficiência renal;
  • Cirrose;
  • Hipertensão;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Uso de varfarina;
  • Risco de hemorragia;
  • Histórico de úlcera ou gastrite;
  • Usuário de álcool.

O uso excessivo também pode causar efeitos colaterais graves, como sobrecarga dos rins e fígado, gastrite e úlcera. Vale frisar que mesmo não precisando de prescrição médica não é indicado se automedicar, principalmente porque é difícil prever como o remédio vai reagir ao seu organismo.

Cada caso é único, e o ideal é consultar um médico e falar sobre seus sintomas. Só assim será possível oferecer o tratamento adequado.

Anti-inflamatório caseiro

Existem produtos naturais e receitas caseiras que, embora não tirem a necessidade da medicação, ajudam a amenizar os sintomas, principalmente se o processo inflamatório ainda está no início.

Publicidade

O gengibre, o cravo da índia e a cúrcuma são conhecidos pelas propriedades anti-inflamatórias, principalmente para quem sofre de dor de garganta. Já a arnica é um poderoso remédio contra inflamações musculares e pode ser aplicado com massagens para aliviar a dor.

Leave a Reply

Sair da versão mobile