A ansiedade está presente em todas as pessoas, sendo um típico sinal de sofrimento por antecipação. Essa reação pode se manifestar no corpo, sendo esse um fator muito preocupante.
Veja também: 7 sintomas mais comuns de problemas no coração
Conheça os sintomas da ansiedade no coração
A ansiedade afeta o coração de diversas maneiras, a médio e longo prazo. Dentre os principais efeitos, estão a aceleração dos batimentos cardíacos e vasoconstrição que podem resultar em hipertensão e obesidade. Além disso, se for acompanhada por alguma compulsão perigosa, como o hábito de fumar, pode acarretar danos muito piores.
A ansiedade pode ser controlada, com hábitos desde o controle da respiração, alimentação adequada e até a consultas com um psicólogo.
Coração acelerado
Batimentos cardíacos muito acelerados podem ser um sintoma de ansiedade, sendo muito comuns antes de situações decisivas, como uma entrevista de emprego, por exemplo.
Também não os confunda com sobrecarga física, pois também é comum que os batimentos se acelerem durante e após a realização de algum esporte.
Dificuldade de concentração
A ansiedade é a angústia em relação a algo que pode acontecer, desse modo o pensamento da pessoa se concentra no futuro. Esse fato faz com que a pessoa apresente dificuldades de concentração, não focando em eventos presentes. Mas existem também outros sintomas muito comuns, como por exemplo:
- Perturbação do sono;
- Tremor nas mãos;
- Irritabilidade;
- Fome compulsiva;
- Suor excessivo.
Esses podem ser alguns sintomas dessa reação tão comum nesses tempos modernos. A ansiedade afeta não apenas o coração, mas todo o dia a dia da pessoa. Por isso é importante que ela seja devidamente acompanhada, para que não atrapalhe a pessoa psicológica e fisicamente em algo muito importante: viver.