Quando se pensa em animais de estimação, as imagens que vêm à mente normalmente são cães e gatos. Há quem pense em pássaros, peixes, tartarugas ou mesmo coelhos. Mas você sabia que existem animais exóticos domésticos? E exóticos significa realmente o que você está pensando: animais incomuns para se ter dentro de sua casa.
Animais exóticos que pode ter em casa
Em alguns lugares do mundo, é tradição ter animais exóticos domésticos. Existem culturas que adotam cobras, bodes e até mesmo aranhas como pets. No Brasil isso é menos comum, principalmente porque há leis que proíbem tentar domesticar esses animais. Mas há alguns, permitidos pelos autoridades competentes, que muitos brasileiros têm em suas casas.
Chinchila
Esse pequeno animal é dócil, delicado e pouco agressivo. É silencioso e com hábitos noturnos. Ele se adapta facilmente aos novos donos a partir do momento em que adquire confiança. A chinchila se alimenta de uma ração específica e de frutas. Ela necessita de espaço para brincar e para escalar.
Assim como os gatos, esse pequeno animal se higieniza sozinho. É recomendável, ainda, acrescentar à gaiola uma quantia de areia fina para que ela tome banhos de areia. Um cuidado que se deve ter é com o calor. A chinchila é sensível a altas temperaturas. Por isso mantenha ela em um lugar arejado, fresco e sem muita incidência de sol.
A pelagem peculiar do animal faz com que não se possa acariciar por tanto tempo, pois a chinchila libera pelos na presença de um predador quando tocam-na em excesso. Apesar do pelo macio e sedoso, ao acariciá-la demais poderá causar problemas na pele do animal.
Cacatua
A cacatua é muito comum como animal de estimação nos Estados Unidos. É um animal de longa vida, podendo chegar aos 70 anos de idade e pesando 2 kg. É companheira, gosta de brincar e de ter atenção constantemente. Prepare-se para mimá-la. Em de produtos para animais vendem alguns especiais para entreter esse pássaro.
Ela é inteligente e pode ser adestrada facilmente. Custa um pouco para adaptar-se com novas pessoas, mas quando ganha confiança é amistosa e brincalhona. Evite deixá-la presa por muito tempo na gaiola, ela gosta de sair, se aventurar e brincar pela casa.
Se alimenta de sementes, grãos, legumes e frutas, para além da ração própria da ave.
Furão
O furão é um animal agitado e brincalhão. É um animal muito sociável, inteligente e divertido. Requer tantos cuidados quanto os cães e os gatos, e também pode viver solto pela casa.
Os furões não se adaptam a temperaturas muito quentes e são, na verdade, muito propícios a morrer em altas temperaturas. São animais carnívoros e devem ser alimentados com determinados tipos de outros animais. Caçam roedores e pássaros com facilidade.
Devem tomar banho uma vez por mês ou a cada 2 meses, vai depender da quantidade de sujeira que o seu bichinho acumula. Outro cuidado que se deve ter é manter sempre a carteira de vacinação em dia.
Iguana
É um réptil amistoso, que pode viver até os 13 anos e chegar aos 2 metros de comprimento. Já foram muito famosas como animais de estimação há alguns anos, embora hoje nem tanto. Deve-se dar comida a elas 3 vezes por semana. Essa frequência diminui conforme envelhecem. O seu veterinário vai dizer quantas vezes você deve alimentá-la.
As iguanas comem insetos, frutas, verduras, folhas e plantas. Quando envelhecem, deixam de comer insetos e passam a ser herbívoras. Para tê-la em casa, você precisa de espaço e de temperaturas acima de 25ºC. Compre um aquário espaçoso e o preenche com folhas, água, terra e plantas.
Mini Pig
Os mini pigs são extremamente fofos e carinhosos. Mas cuidado ao comprar, pois a criação desses animais, assim como a maioria de animais domésticos de raça, é feita por meio de exploração de machos e de fêmeas adultos.
Além disso, aqui no Brasil algumas pessoas começaram a vender filhotes de porcos comuns pelo preço de mini pigs. O problema não é nem o preço e sim que esses animais podem chegar aos 300 kg. Depois de criar vínculo com o animal, a situação vai ficar muito triste e bem complicada.
Quanto aos mini pigs, eles são inteligentes e ótimas companhias. Se alimentam de rações específicas para sua espécie. Se quiser, complemente a dieta deles com verduras, legumes e grãos. Outras comidas, como a de humanos, gatos e cães, podem causar problemas à saúde do porquinho.
Cuidados a ter com animais exóticos domésticos
Os animais exóticos domésticos possuem uma ração específica. Deve-se consultar com o criador e com o veterinário para não prejudicar a saúde dos animais. Além disso, esteja ciente do espaço que tem em casa e do espaço que o animal precisa para brincar e estar feliz. Se não tem espaço, evite ter qualquer animal.
Tenha em mente o tempo disponível que você tem para dar atenção ao animal. Alguns exigem mais atenção, tanto para brincar quanto para cuidados de limpeza e de saúde. Caso tenha crianças agitadas, evite animais que precisam de muitos cuidados, que sejam pequenos, frágeis o que tenham problemas saúde.