Menu

Andar descalço faz bem para a saúde – Conheça os benefícios

Andar com os pés descalços é libertador e possui muito mais vantagens ao corpo do que aparenta

Crédito: Freepik

Publicidade

Andar com os pés em contato direto com o chão gera uma sensação libertadora por se livrar do incomodo do sapato. Porém, andar descalço possui muito mais vantagens do que essas sensações. Influencia diretamente nas funções do organismo, o que faz com que esse ato seja bastante benéfico.

7 benefícios de andar descalço

Ao andar com os pés descalços você presencia o ambiente de um modo diferente e estimula determinados pontos na sola do pé. Vale lembrar que o organismo trabalha em conjunto, o que promove o fato de que uma parte do corpo pode influenciar diretamente em outra.

1. Acelera o aprendizado

Crédito: Clínica Fisio

Andar descalço é fundamental para a construção do aprendizado da criança. Essa afirmação se baseia na teoria da significação, elaborada pelo psicólogo Lev Vygotsky, que relaciona a importância do processo de exposição ao meio externo para a elaboração de signos. Estes consistem em conceitos elaborados pela criança, a partir da observação do meio que a cerca.

Essa construção de conceitos é primordial para o processo de aprendizagem, pois são esses signos que geram as interpretações posteriores que culminam no progresso em relação ao aprendizado.

Publicidade

2. Liberação de energia acumulada

O ato de andar sem calçados, principalmente na grama, promove a liberação de energia acumulada no sistema nervoso. Inclusive, há um tratamento com estímulo a essas zonas dos pés, chamado de reflexologia podal. Esses estímulos aliviam tensões, dores musculares, dores de cabeça e ansiedade, por meio do contato suave com os nervos da região.

3. Não infecta a casa

Crédito: Vesti

Os sapatos trazem diversos corpos estranhos do meio externo, como bactérias e fungos. O ato de tirar o calçado antes de entrar em casa faz com que esses agentes não se espalhem por toda a casa. Um ato pequeno que evita contágio por doenças vindas de fora.

Além disso, esses calçados também podem vir com sujeiras normais da rua, como terra, barro e até fezes de cachorro. Assim, andar descalço dentro de casa evita que esses elementos tornem a casa suja e faça com que a limpeza seja mais demorada e difícil.

Por que não entrar calçado dentro de casa

4. Corrige a postura

Você acaba por ganhar mais consciência do seu corpo, reduzindo a dor que surge com o hábito de caminhar de forma incorreta. Por exemplo, se você ficar descalço numas pedras pontiagudas, aprende que o certo é dar passos leves e apoiar com o meio do pé em vez de apoiar com o calcanhar.

Publicidade

Enfim, o contato com o meio externo permite que você treine a postura correta para as mais diversas situações, até porque andar descalço regula o arco do pé.

5. Recompõe o equilíbrio

Crédito: Nívea

Quando você começa a andar descalço é normal ter um pouco de dor nas solas. Mas essa sensação é importante: afinal de contas, é uma informação emitida dos seus pés para o cérebro que faz com que essa região seja alvo de correções.

Além disso, como os pés possuem tantas terminações nervosas, eles conseguem emitir informações para os joelhos e quadris, dizendo qual é a posição que eles devem adotar para não sofrer de lesões durante as caminhadas. Desse modo, recompõe-se o equilíbrio, o que é ideal principalmente para pessoas com idade mais avançada, pois previne quedas que possam gerar complicações.

Publicidade

É perigoso andar descalço? Entenda o que diz a ciência

6. Previne fungos

Sabe aquele fungo da micose que aparece bastante na região dos pés? Andar descalço previne o contágio dele. Isso se deve ao fato de que os calçados impedem a correta respiração dos pés, o que promove um ambiente úmido e quente.

Esse ambiente abafado é ideal para a proliferação de fungos, o que explica o fato de que andar sem calçados gera maior ventilação nessa região e previne casos de micose e outros fungos que possam assolar os pés.

Publicidade

7. Diminui a tensão muscular

Se você está sentindo os seus músculos tensos e não sabe a causa, talvez você esteja apenas exagerando no uso de calçados. Isso se deve ao fato de que andar com calçados promove maior tensão muscular, já que se altera o modo de pisar no chão (amortecedores ou solado).

Leave a Reply

Sair da versão mobile