Quem trabalha de salto alto ou sapato fechado sabe a delícia que é chegar em casa e colocar um calçado mais confortável. No entanto, podólogos afirmam que andar de chinelo faz mal à saúde em longo prazo, pois o sapato “força” demais o pé.
Andar de chinelo prejudica a saúde?
Sim. Mas calma, não precisa jogar fora seus queridos chinelinhos. O problema ocorre quando você usa o calçado com muita frequência, pois é necessário fazer força com os dedos dos pés para andar, o que pressiona e tensiona os dedos e arcos.
A gravidade é ainda maior quando a pessoa não está acostumada a usar chinelos. Por exemplo, um homem que usa sapato social o dia todo e de repente entra de férias e coloca chinelo tem mais chances de sofrer com inflamações e dores, pois bruscamente muda seu modo de caminhar devido à diferença entre os sapatos.
Sapatos apropriados, massagens com géis e anti-inflamatórios são recomendados para aliviar os sintomas, além de alongamentos.
7 Perigos de andar de chinelo para saúde
A longo prazo, o andar de chinelo faz mal à saúde e pode deixar seus pés bastante doloridos. Porém mesmo alguns minutinhos com o calçado podem representar um risco. Veja a razão:
1. Favorece infecções
Sapatos abertos como os chinelos expõem os pés a bactérias, fungos e vírus, que podem causar irritações e feridas. A situação é mais grave quando o pé já está machucado e pode entrar em contato com algum microrganismo. Nesse caso, o ferimento pode infecionar e até gerar uma amputação.
2. Bolhas e assaduras
A tira de plástico no meio do calçado fricciona a pele, e durante os dias mais quentes do ano isso pode acarretar em bolhas e assaduras, além de expor essa parte do pé a infecções.
3. Rachaduras no calcanhar
Além de esteticamente desagradáveis, as rachaduras no calcanhar podem expor o pé a infecções e, dependendo da gravidade, é tão dolorida quanto qualquer machucado. Vale lembrar: quanto mais tempo você adia os cuidados com essa parte, pior a situação fica!
4. Risco de torção
Andar de chinelo faz mal à saúde porque, além do risco de dor e infecção, não oferece suporte ao arco dos pés, o que faz com que eles girem em direção ao meio do corpo ao invés de permanecer retos.
As chances de torcer o tornozelo, nesses casos, são maiores. Além disso, você já tentou andar mais rápido ou correr de chinelo? Se sim, sabe que a chance de dar de cara no chão é enorme!
5. Causa joanetes
O esforço que o dedão faz para manter o chinelo preso ao pé pode acarretar em joanetes dolorosos e não muito bonitos.
6. Danifica os dedos
Acredite: andar de chinelo faz mal à saúde e pode te levar à mesa de cirurgia! O calçado causa estresse adicional em todas as partes do pé e pode gerar uma condição na qual um dedo cruza por cima do dedo vizinho. A condição é chamada de “dedo do pé em martelo” e só pode ser resolvida em procedimentos cirúrgicos.
7. Prejudica a postura
Calçados planos, em geral, são péssimos para a coluna e a postura, pois alteram toda biomecânica do corpo. Além disso, fazem você andar de forma desajeitada e, convenhamos, feia.