Imagine que maravilha se for possível que uma simples análise de sangue seja capaz de detectar câncer em pessoas sem sintomas. A ciência está sempre evoluindo e essa possibilidade já é real.
O estudo foi apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica, em Paris. De acordo com a informação, a análise de sangue pode detectar câncer em pessoas ainda sem sintomas.
Coordenado pela oncologista Deborah Schrag, o estudo apresenta-se como pioneiro no diagnóstico precoce de câncer, através de um teste de que detecta se há presença no sangue de ADN tumoral circulante, derivado do tumor e presente na corrente sanguínea mesmo antes de haver sinais da doença nos pacientes.
Veja também: Cão fareja câncer de mama em tutora: “Me salvou”
A investigação baseia os seus resultados numa análise de sangue realizada em 6.621 pessoas com mais de 50 anos, sem diagnóstico de câncer ou sintomas da doença.
99% dos resultados foram negativos, ou seja, não tinha sinais de câncer, enquanto em 1,4% foram detectados sinais da doença. Ainda assim, entre esses 1,4% apenas 38% viu confirmado o diagnóstico num teste posterior.
Com estes resultados, os oncologistas entendem que a detecção precoce do câncer com uma simples análise de sangue abre uma nova era para despistar a presença da doença e melhorar as taxas de mortalidade por câncer.
Uma desvantagem do teste é que os falsos positivos podem levar a uma série de procedimentos invasivos para o paciente.
Os oncologistas sublinham também a importância deste tipo de teste para o diagnóstico de câncer de pâncreas, intestino delgado ou estômago, para os quais não existem opções de rastreio generalizadas.
Veja também: Cientistas brasileiros descobrem como frear o câncer de pâncreas
Fonte: PPL Ware