Amor de mãe tem poder de deixar filhos mais inteligentes, diz estudo

Ter uma mãe presente e carinhosa é ainda mais importante do que imaginávamos.

Publicidade

Se você se considera uma pessoa inteligente e esperta, que sabe lidar com as situações da vida e vai bem nos desafios que enfrenta, agradeça à sua querida mãe!

Uma pesquisa realizada na Universidade de Washington pela médica psiquiatra Joan Luby, mostrou um importante desenvolvimento cerebral em crianças que tiveram a presença amorosa da mãe até os seis anos de vida.

É claro que o carinho e a atenção da mãe continuam depois dessa idade, mas acontece que o período de desenvolvimento mais acelerado e determinante do cérebro acontece até os seis anos, e é nessa fase que as adaptações aos estímulos externos se definem com mais eficácia.

Ou seja, não adianta querer compensar a presença materna somente após os seis anos. Esse amor irá sim contribuir em outros aspectos, mas para o desenvolvimento do hipocampo cerebral, já terá passado a oportunidade.

Publicidade

O hipocampo cerebral é a área responsável pelo aprendizado, pela memória e pelo controle emocional, e no estudo realizado pela psiquiatra, concluiu-se que ele se desenvolve o dobro de vezes mais rápido quando existe o amor e a atenção de uma mãe durante os seis primeiros anos do filho.

É nesse período que a criança deve receber todo o apoio para sentir-se uma pessoa mais capaz e segura, levando esse sentimento para toda a vida. Então, agora você já sabe. Amor e carinho, olho no olho e palavras de encorajamento são essenciais para o bom desenvolvimento do seu filho, desde a infância até a vida adulta.

PODE GOSTAR TAMBÉM