Menu

Amendoim faz mal, sim ou não?

Apesar dos benefícios nutricionais, o amendoim tem um outro lado que você precisa conhecer.

Crédito: Pexels

Publicidade

Será que amendoim faz mal para a saúde? Muito se tem discutido sobre o seu consumo, sendo apresentados diversos benefícios, porém pouco se fala dos riscos e malefícios dele.

Antes de falar sobre o que pode transformá-lo em um vilão da alimentação, é bom esclarecer uma dúvida que atinge muitas pessoas: o amendoim não é um fruto seco. Ele não faz parte do grupo das oleaginosas, mas sim, das leguminosas.

Os frutos secos, também chamados de oleaginosos, estão muito presentes nas novas rotinas alimentares saudáveis. E, de fato, faz sentido.

Nesse grupo de alimentos estão as castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, macadâmias e pistaches. Elas são ricas fontes de gorduras boas, ótimas para o coração e o cérebro. Também fornecem antioxidantes, diversas vitaminas, fibras, proteínas e muitos minerais. Cerca de 30g por dia é suficiente para consumo, afinal, eles também possuem alto valor energético.

Publicidade

Já o amendoim faz parte do grupo das leguminosas, onde estão o feijão, a lentilha, grão-de-bico, ervilha e soja. A confusão ocorre principalmente porque o amendoim lembra mais o grupo das oleaginosas, seja pela aparência, porque possuem muitos valores nutricionais em comum ou por serem frequentemente vendidos nas mesmas embalagens.

Depois de deixar clara essa diferença, descubra se o amendoim faz mal. Apesar de possuir ótimos valores nutricionais, pode não ser a melhor escolha para a saúde de algumas pessoas.

Afinal amendoim faz mal?

Crédito: Pexels

Existem alguns casos em que o amendoim faz mal, mesmo em quantidades moderadas, como estes logo abaixo.

1. Pode ser alérgico

Não é raro encontrar pessoas com alergia ao amendoim. Elas certamente descobriram isso de forma desagradável e não podem chegar perto sequer de alimentos que sejam processados na mesma máquina que ele.

Publicidade

Essa alergia pode acontecer logo na infância, como uma predisposição, ou pode ser desenvolvida, principalmente se consumido em excesso.

2. Possui toxina

Ele possui uma toxina chamada aflatoxina, que é produzida por um fungo. Ela é tóxica e cancerígena, sendo muitas vezes a responsável por desencadear a alergia. A aflatoxina pode inflamar o organismo.

Quando em casos mais sérios, pode danificar o fígado ou o cérebro. Quando for comprar o amendoim em formato industrial, pode verificar se há um selo de “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB”, que garante um amendoim livre da aflatoxina.

Publicidade

3. Possui uma proteína resistente

A lectina é uma molécula de proteína que, após estudos, constatou-se ser muito resistente às enzimas digestivas. Ela chega à corrente sanguínea intacta, o que pode causar sérias doenças, pois as proteínas precisam ser degradadas na digestão ou danificam seriamente as artérias.

Essa proteína também pode atrapalhar o processo de emagrecimento, visto que tem a capacidade de repetir o comportamento da insulina, aumentando a quantidade desse hormônio, ficando armazenada no organismo em forma de gordura.

4. Necessita de fungicidas e pesticidas

Por ser uma leguminosa mais sensível ao desenvolvimento de fungos, o cultivo do amendoim, ao menos o não orgânico, necessita do uso de fungicidas e pesticidas, que acabam por ser consumidos.

Publicidade

Sua casca não é tão rígida quanto a de frutos secos como nozes e, por crescer em baixo da terra, exposto à umidade e aos produtos tóxicos, absorvendo grande quantidade deles.

5. Possui ômega-6

As pessoas têm maior conhecimento da gordura boa chamada ômega-3, mas poucos ouviram falar do ômega-6. Por conta do alto consumo de ômega-6 em disparidade com o consumo de ômega-3 e excesso de outras gorduras poli-insaturadas, o organismo fica mais propenso ao desenvolvimento de problemas metabólicos e doenças crônicas.

Portanto, não basta apenas conhecer o aspecto positivo dos alimentos, por mais que sejam vários. Tudo tem dois lados e toda ação gera uma reação. O principal a fazer é sempre manter o equilíbrio.

Publicidade

Você não precisa eliminá-lo completamente da sua rotina alimentar, mas precisa saber a quantidade adequada a consumir para as necessidades do seu organismo.

De modo geral, procure consumir, tanto ele quanto outros frutos secos, em sua forma orgânica e sem condimentos, mesmo o sal e o açúcar, sempre em quantidade moderada.

Malefícios de comer amendoim em excesso

Crédito: Freepik

Ao ingerir grandes quantidades de amendoim, você corre alguns riscos:

Publicidade
  • Engordar: apesar de ser um alimento nutritivo, ele é altamente calórico, podendo te fazer engordar muito facilmente. Lembre-se de que ele também tem gordura saturada. Além disso, a cada 29 mg de amendoim, você tem 166 calorias, o que é bem alto;
  • Contaminação: existe um tipo de fungo que se desenvolve nele e que é extremamente tóxico para o organismo, podendo causar câncer. Ele deixa a coloração do amendoim mais voltada para o verde ou amarelo, devendo assim ser eliminado imediatamente e contatadas as autoridades. A salmonela também pode contaminar o amendoim, devendo assim ter bastante cuidado com a origem.
  • Alergia: sim, você pode desenvolver alergia se ingerir amendoim em excesso, pois o organismo irá perceber como uma ameaça, provocando histaminas, na tentativa de combater.

Sabendo se o amendoim faz mal, a cautela e equilíbrio sempre são as melhores escolhas. Então, atenção ao consumo do amendoim, pensando sempre nos seus prós e contras. Para aproveitar só as vantagens, aprenda a fazer essa receita do vídeo:

Veja também: Cocada de amendoim

Leave a Reply

Sair da versão mobile