Nem todos os pais conseguem dizer não para certos pedidos dos seus filhos. Acabam dizendo sim para tudo e qualquer coisa, e isso dificulta o discernimento entre certo e errado, permitido e proibido, na cabeça das crianças e dos adolescentes.
No entanto, saber a hora certa de dizer não é uma demonstração do seu amor e sua preocupação com a boa educação do seu filho. É normal que, naquele momento, ele apresente alguma resistência pela dificuldade em lidar com a frustração.
E é nesse momento que você precisa ir além do não, e explicar o motivo de não ter permitido seu filho fazer ou ter o que ele queria. Veja para quais pedidos você pode ter segurança em dizer não, quando necessário.
Comprar algo novo porque seu filho estragou por desleixo
Quando a criança quebra um brinquedo, e os pais veem que foi proposital para poder ganhar um novo, é um boa oportunidade de ensinar sobre o valor das coisas. Por isso, é um dos momentos de dizer não. Porém, para que esse “não” faça sentido, chame o seu filho, olhe nos olhos dele e explique, com tranquilidade, o motivo de ele não poder ganhar aquele brinquedo novo.
Permitir que seu filho faça atividades que oferecem risco
A maioria das crianças e adolescentes adoram experimentar atividades que envolvam adrenalina. Mas, para cada idade existem atividades apropriadas. Aquelas que são proibidas oferecem risco, e é necessário dizer não. Mais uma vez, vá além do “não” e explique ao seu filho o motivo de você não permitir que ele faça tal atividade, como por exemplo ir a um brinquedo que exija determinada altura, pois se for menor, ele poderá cair lá de cima.
Jogar games e assistir a filmes com censura
Dependendo da idade da criança, ela não vai entender o motivo de não poder assistir a um filme censurado. Nesse momento, o ideal é que a situação permita aos pais explicarem que o motivo é que está tarde e é hora de criança ir dormir.
Para os filhos mais velhos que querem jogar games com censura para 16 ou 18 anos, a explicação pode ser verdadeira, após o pedido ser negado. “Esse jogo tem censura de idade porque mostra violência e cenas que você ainda não tem idade para entender”.
Junto com seu filho, procure por outras opções interessantes que sejam liberadas para a idade dele, ao invés de apenas negar o pedido e deixá-lo frustrado.
Usar roupas e acessórios inadequados para a idade
Desde pequenas, muitas crianças costumam gostar de usar as roupas e sapatos do pai ou da mãe, as maquiagens e perfumes. Então, assim que esse gosto surgir, os pais já podem deixar claro que essas roupas, sapatos e acessórios são só para adultos.
Assim, a criança já terá em mente que vai poder usá-los só quando crescer. Para não deixar seu filho frustrado, pode comprar opções semelhantes que sejam adequadas para crianças.
Explicar é essencial
Em todas as situações para as quais os pais sintam necessidade de dizer “não” aos filhos, é muito importante explicar o motivo. As crianças e adolescentes tendem a aceitar o “não” quando entendem que existe uma razão para tal, e assim param de insistir.
Os pais devem ter paciência para chamar a criança, sentá-la e olhar nos olhos dela, explicando com tranquilidade e respeito o motivo de não permitirem tal coisa. Quando seu filho sente e sabe que está sendo respeitado, ele também irá respeitar você.