Quem já viu ou levou um bebê pra vacinar ou para a coleta de sangue para exames, sabe o quão doloroso pode ser para eles. E o mais difícil é que não entendem ainda o porquê da pinicada da agulha.
Mas têm-se observado que bebês que são vacinados ou outros procedimentos invasivos/dolorosos durante a amamentação, ficam mais confortáveis, mais calmos, tornando a experiência muito menos traumática.
Veja o vídeo desse bebê durante a coleta de sangue
O que você acha? Será que o leite materno tem o efeito de um analgésico sobre o bebê?
Estudo comprova que a amamentação tem efeito analgésico sobre os bebês
De acordo com a pesquisadora na área de lactação, Cristiane Gomes, em 11 anos de pesquisa na área, ela tem registrado resultados positivos, como a dos prematuros. Sempre que havia a necessidade de realizar procedimentos mais dolorosos, ela deixava que fossem amamentados por ao menos 5 minutos antes e bastante tempo depois.
De acordo com Cristiane, muitos nem sentiam a dor e permaneciam calmos durante os procedimentos. Estes eram realizados com o monitoramento da frequência cardíaca, de níveis de oxigênio e avaliação facial da dor, sempre com melhores resultados depois das mamadas.
Amamentação durante procedimentos humanizados é a nova tendência
A Drª Denise Harrison, da Universidade de Otawa, no Canadá, conduz estudos nessa área e compartilha vídeos comprovando a eficácia do método.
Algumas instituições também estão engajadas no processo, como a Seja Doce com os Bebês, divulgando e fomentando a discussão sobre esse importante tema.
Quem está a frente desse projeto é a Drª Mariana Bueno, da Escola de Enfermagem da USP que mantém pesquisas também a partir de vídeos como esses:
Esse vídeo faz parte dos estudos da Drª Denise Harrison
O nascimento por si só já é bastante complicado, a chegada em um novo mundo, cheio de estímulos, inseguro e seco. A amamentação faz com que o mundo do recém nascido seja o mais confortável e indolor possível, respeitando e protegendo seus direitos.
A amamentação durante procedimentos dolorosos é mais do que uma prova de amor, é uma demonstração de respeito e empatia com um ser humano indefeso, confuso e em desenvolvimento.
Vamos apoiar essa ideia.
Compartilhe essa dica!
Fonte: http://gravidez.online/amamentar-reduz-a-dor-bebe/