Menu

Estudo mostra como a altura pode aumentar ou reduzir o risco de doenças

A altura tem sido um fator associado a várias condições comuns, desde doenças cardíacas até câncer

Crédito: Freepik

Publicidade

Pesquisadores do Rocky Mountain Regional VA Medical Center, nos EUA, compararam medidas de altura com mais de mil características, tanto genéticas quanto físicas, em mais de 280 mil adultos norte-americanos.

A intenção do estudo foi analisar de que forma a altura tem sido um fator associado a várias condições comuns, desde doenças cardíacas até câncer.

Então, os cientistas realizaram este estudo para determinar se ser alto influencia muito no risco de doenças ou se os fatores que afetam a altura, como a qualidade da nutrição, são os principais responsáveis.

Veja também: 10 Doenças reumáticas: veja se está no grupo de risco de alguma delas

Publicidade

Riscos e vantagens da altura para a saúde

Usando métodos genéticos de análises, foram encontradas evidências de que a altura adulta pode afetar mais de 100 características clínicas, confirmando descobertas anteriores de que ser alto está ligado a um risco maior de fibrilação atrial e varizes, e um risco menor de doença cardíaca coronária, pressão alta e colesterol alto.

Os pesquisadores também descobriram novas associações entre ser mais alto e um maior risco de neuropatia periférica, que é causada por danos nos nervos das extremidades, bem como infecções de pele e ossos, como úlceras nas pernas e nos pés.

Com base nesses resultados, os pesquisadores acreditam que a altura pode ser um fator de risco anteriormente não reconhecido para várias doenças comuns. Ao mesmo tempo, alertam que são necessários mais estudos para esclarecer algumas das descobertas que fizeram.

Veja também: Altura ideal para cada idade até os 18 anos

Publicidade

Fonte: O Globo

Sair da versão mobile