Menu

Alternativas ao leite comum para quem é intolerante à lactose

Não precisa deixar de consumir leite, pois existe a versão sem lactose. Mas, se quiser, há muitas outras para escolher

Crédito: Freepik

Publicidade

O leite comum, de vaca e com lactose, não pode ser consumido por quem tem intolerância à lactose. Mas, o problema não está no leite todo, apenas nesse componente.

Então, existem várias alternativas de consumo para quem tem a intolerância, e você vai conhecer algumas das melhores agora. Mas antes, um resumo sobre a intolerância à lactose para entender de onde vem o problema.

O que é intolerância à lactose?

A intolerância ocorre quando um organismo tem deficiência na produção da enzima lactase, que é a responsável pela síntese da lactose.

Ou seja, é como se o organismo fosse incompatível à lactose e a rejeitasse, demonstrando isso através de sintomas como náuseas e vômito, dor e inchaço na barriga, azia e diarreia.

Publicidade

Dentro dessa intolerância já são classificados tipos diferentes, de acordo com a intensidade dos sintomas e de quando ela começa na vida da pessoa.

Existe a intolerância congênita (desde o nascimento), a intolerância primária (desenvolve ao longo da vida) e a intolerância secundária (quando alguma doença gastrointestinal prejudica a produção de lactase).

Em todos os casos, o diagnóstico deve ser feito por um médico gastroenterologista e a pessoa vai receber a orientação de deixar de consumir tudo o que tem lactose. É aí que entram as bebidas e alimentos alternativos.

Saiba mais detalhes sobre a intolerância à lactose

Alternativas de bebidas para quem é intolerante à lactose

A primeira boa notícia para quem tem deficiência na enzima lactase, mas gosta de consumir leite e derivados, é que não precisa abandonar o consumo. Mesmo assim, vale a pena conhecer outras opções para descobrir novos sabores e adicionar ao cardápio.

Publicidade

Leite de vaca sem lactose

O que acontece no processo industrial do leite sem lactose é a adição da enzima lactase, que vai ajudar a fazer uma “digestão externa” da lactose. Assim, quando a bebida entrar no organismo, já estará sem (ou com muito menos) lactose.

A vantagem de continuar tomando leite de vaca, só que na versão com adição de enzimas lactase, é que você continua consumindo todos os ricos valores nutricionais que só o leite de origem animal pode oferecer.

Além do cálcio, outros minerais e das vitaminas, o leite de vaca fornece proteínas de alto valor biológico, que são mais completas do que as proteínas vegetais.

Publicidade

Bebida de soja tem perfil nutricional mais parecido com o do leite

Popularmente, chamamos de “leite” as outras bebidas vegetais que são vendidas como alternativa ao leite. Mas, devemos chamar apenas de “bebidas” mesmo, pois não são leite.

Em todo caso, a bebida de soja é uma boa ideia para quem quer algo muito semelhante ao leite em valor nutricional.

A bebida de soja fortificada e sem açúcar é a mais parecida com o leite na quantidade de cálcio, vitamina D, proteínas e calorias.

Publicidade

E uma vantagem da bebida de soja sobre o leite é que ela contém gorduras mais saudáveis, com menor risco de subir os níveis de colesterol.

Aproveite e veja: Bebidas para aumentar sua energia no dia a dia

Outras bebidas vegetais alternativas ao leite

Tirando a bebida de soja, que é mais parecida com o leite em valor nutricional, existem várias outras opções para escolher.

Publicidade

Cada uma delas é produzida em variedades que podem conter mais ou menos açúcar, aromatizantes e fortificação de nutrientes.

A ideia é que cada pessoa com intolerância à lactose possa escolher a bebida que mais lhe agrada e que satisfaz suas necessidades nutricionais. As principais variedades são feitas à base de:

  • Amêndoa
  • Amendoim
  • Arroz
  • Aveia
  • Caju
  • Cânhamo
  • Coco
  • Espelta
  • Linho
  • Macadâmia
  • Milho painço
  • Noz
  • Quinoa

Veja também: 10 maravilhosas receitas sem lactose para incluir no cardápio

Publicidade

Atenção! As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para saber qual é a melhor alternativa ao leite no seu caso, consulte seu médico e nutricionista.

Sair da versão mobile