Mãe de atores teve alterações no fígado por excesso de Paracetamol
Crédito: Instagram @anasang16

Alterações no fígado por excesso de Paracetamol

Antes de ingerir qualquer medicamento, leia a bula. Em excesso, qualquer remédio pode virar veneno.

Publicidade

O Paracetamol é um medicamento bastante popular e um dos mais usados para baixar a febre. De modo geral seu uso é seguro, mas deve-se tomar cuidado com o excesso.

Em doses elevadas, pode causar intoxicação no fígado, como aconteceu com Ana Sang, mãe dos atores Bruno Gissoni, Felipe e Rodrigo Simas.

O que leva aos danos no fígado é a capacidade que o Paracetamol tem de danificar as conexões estruturais e vitais entre as células do órgão, podendo causar sua falência.

Veja também: Uso prolongado de paracetamol é perigoso à saúde, mostra estudo

Publicidade

Cuidados ao usar Paracetamol

O problema deve ser percebido logo no início, quando o paciente apresentar sintomas como náusea, vômito, sudorese intensa e mal-estar geral, que podem aparecer de dois a três dias após a ingestão exagerada do medicamento. Se o paciente não for levado ao médico, existe o risco de morte.

Para usar Paracetamol de forma segura, sem ter receita do médico, basta ler com atenção a bula do medicamento, onde explica as quantidades que podem ser administradas com segurança.

Para adultos e adolescentes, o efeito tóxico do medicamento geralmente acontece após a ingestão de mais de 7,5 a 10 g durante um período de oito horas ou menos.

No caso das crianças, não há dados sobre qual é a superdosagem, pois o organismo delas costuma ser mais resistente.

Publicidade

Veja também: Você sabe a diferença entre ibuprofeno, paracetamol, naproxeno e aspirina?

O caso de Ana Sang

Ana Sang é mãe dos atores Bruno Gissoni, Felipe e Rodrigo Simas. O caso dela com o excesso de Paracetamol ocorreu durante a pandemia da Covid-19.

Por meio do Instagram, ela contou aos seguidores a saga que estava vivendo por causa da Covid-19. “Fui contaminada e achei que também não seria nada, mas aqui estou num quarto de hospital sozinha, com um pouquinho de medo e com saudade dos meus… Meus filhos, meus netos… Amigos!”, escreveu ela.

Publicidade

Além de tratar a Covid-19 em si, Ana precisou ser internada por causa de uma alteração no fígado em decorrência do excesso de Paracetamol.

“Tô bem! Tive uma alteração no fígado por conta do excesso de Paracetamol (sou alérgica a Aspirina e Dipirona) que tomei para combater a febre”, relatou.

Na publicação, Ana refletiu sobre saber que a pandemia colocou todas as pessoas no mesmo barco, e que ninguém é melhor do que ninguém para achar que vai sair ileso. Ela agradeceu por poder contar com tantos amigos e familiares amorosos nesse momento.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM