alongamento para a coluna
Crédito: Freepik

Alongamento para a coluna: técnicas para aliviar e prevenir a dor

Confira os tipos de exercícios que ajudam a reduzir a dor na coluna e a evitar que ela aconteça

Publicidade

Todo mundo sente dor nas costas de vez em quando, mas nem sempre é dor na coluna. Existem dores que são apenas musculares por causa de carregar muito peso ou dormir torto, por exemplo. Se você estiver sofrendo com dores na região das costas, pode tentar fazer alongamento para a coluna. Se quiser evitar que as dores apareçam, faça alongamentos também.

No caso de querer se alongar para aliviar a dor, é preciso ter atenção redobrada. Se a dor não passar depois de alguns dias, é recomendado que procure um médico ou fisioterapeuta para descobrir e tratar a verdadeira causa do problema. Por ora, conheça quais são os exercícios de alongamento para a coluna e tente fazê-los em casa, com cuidado para não ir além do seu limite.

Veja também: tipos de exercícios para melhorar a postura

Como alongar a coluna corretamente

Alongar o corpo inteiro deveria ser um hábito diário de todas as pessoas. Acordar pela manhã, dar uma boa espreguiçada e esticar lentamente cada membro, cada dobra, dos pés à cabeça. Esse exercício ajuda o corpo a despertar e a evitar lesões, mesmo para quem for ficar em casa fazendo tarefas simples. Se não fosse necessário, não precisa fazer antes dos exercícios físicos.

Mas quando se está com dor na coluna fica mais difícil de alongar porque a dor não deixa. Então, existem exercícios pontuais para a coluna que servem para aliviar a dor e também para prevenir que ela aconteça de novo. Veja as dicas dos especialistas:

Publicidade

Para a coluna lombar e cervical completo

Se estiver em casa com um pouco mais de tempo sobrando, essa sequência de alongamentos para a coluna é uma boa opção. Consiste em se encostar na parede ou em um móvel reto e firme, ajudando a manter a postura e a força. Essa série é uma boa para pessoas que se sentem com pouca força e não conseguem se alongar sem ter um apoio. Confira o passo a passo, como ensina o canal Quero Treinar:

Alongamento e relaxamento para aliviar dor na coluna

Essa sequência de exercícios é recomendada para pessoas idosas, pessoas com pouca força ou com limitação de movimentos. São exercícios para fazer deitado, sem forçar o corpo, sem causar impacto, e voltados para o alongamento e também relaxamento de toda a musculatura corporal, com atenção à concentração e a respiração da forma correta. Todos esses fatores vão contribuir para o alívio da dor. Confira como fazer nesse vídeo do canal André Lima Oliveira:

Para a coluna cervical

A coluna cervical é a parte da coluna que fica mais próxima do pescoço. Então, essa sequência de alongamentos é muito boa para quem passa muitas horas sentado, carrega peso ou dormiu com travesseiro muito alto e agora está com dores no pescoço e nos ombros. São exercícios para fazer sentado. Quem trabalha por horas sentado, pode fazer de pé. É uma boa prática para fazer mesmo se estiver no ambiente de trabalho. Veja como fazer, segundo as dicas do canal Fisioprev:

Alongamento com mais movimentos

Já se você é uma pessoa um pouco mais ativa, que está querendo começar a praticar atividades físicas e precisa dar uma boa fortalecida na coluna, aumentando a elasticidade do seu corpo, pode fazer também essa sequência de alongamentos que é mais dinâmica. São alongamentos que exigem um pouco mais de movimentos corporais, então faça com bastante cuidado, respeitando os limites do seu corpo. Dia após dia você vai adquirindo mais facilidade para executá-los. Confira como fazer nesse vídeo do canal Jubaloo:

Publicidade

O que pode ser dor na coluna?

Como já mencionado lá no início, nem sempre a dor nas costas é sinal de problema na coluna. Muitas pessoas confundem a dor na coluna com a dor muscular, o que é comum, pois a dor na coluna pode irradiar para os lados, fazendo a pessoa sentir uma dor generalizada e difícil de identificar o foco. Mas entre os problemas que causam a dor na coluna, e que merecem atenção médica, estão:

  • Lesões causadas por excesso de peso (seja por carregar muito peso ou por obesidade);
  • Lesões por um forte impacto, como uma queda ou acidente de automóvel;
  • Trabalhar por muitas horas na mesma posição sem descanso;
  • Sentar-se, ficar de pé ou dormir com má postura;
  • Usar salto alto diariamente;
  • Desenvolvimento de problemas como cifose e lordose;
  • Ter escoliose não diagnosticada.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Tome muito cuidado ao se alongar sem ajuda de um profissional, pois um movimento errado poderá causar lesões. Para obter melhores resultados, mantenha um estilo de vida saudável.

PODE GOSTAR TAMBÉM