Está em busca de plantas lindas, com folhas verdes e grandes para complementar a sua urban jungle ou só para dar um toque de verde aos ambientes da casa? As plantas do gênero alocasia são uma maravilhosa opção. Saiba mais sobre elas.
Luminosidade e clima
As plantas do gênero alocasia são nativas de regiões tropicais e subtropicais do Sudeste da Ásia e da América do Sul. Por conta disso, elas gostam de clima quente e de bastante umidade. Para garantir essa umidade à sua planta, é preciso mantê-la na meia sombra, onde possa ficar pegando muita claridade, mas sem o sol forte em suas folhas, pois podem ressecar.
Substrato para plantio
Para fazer o plantio adequado, escolha um substrato rico em matéria orgânica e com uma parte fibrosa para imitar seu habitat natural, que é embaixo das árvores nas florestas tropicais. Pode misturar, por exemplo, um pouco de fibra de coco para ter esse efeito.
Umidade constante
Outra dica importante para manter a umidade que essas plantas gostam é ter o cuidado de borrifar suas grandes folhas com um pouco de água todas as manhãs. Elas gostam muito dessa água fresca e suas folhas vão ficar maiores e mais saudáveis.
Tipos de alocasia
Agora que você já sabe o básico sobre como cuidar das alocasias, conheça algumas delas para se apaixonar e já vai pensando em quais espaços da sua casa elas ficariam perfeitas.
Alocasia amazônica
Essa planta fica com folhas maiores, então é ideal para colocar no piso e ocupar um espaço naquele cantinho que está vazio.
Alocasia reginula Black Velvet
Já se quiser uma planta menor para colocar sobre um móvel, essa é uma das melhores opções. Ela tem folhas aveludadas maravilhosas.
Alocasia amazônica Polly
Se você gostou do formato das folhas da amazônica grande, mas não tem muito espaço para colocá-la, pode escolher a Polly, que é sua híbrida em tamanho reduzido.
Alocasia nebula
A cor das folhas dessa planta é divina. Na frente é um verde prateado bem brilhante e atrás é roxo. Parece artificial.
Alocasia cuprea
Mais uma opção com grandes folhas, essa alocasia tem nervuras bem marcadas e de tom mais escuro, com formato ovalado. Essa pode ficar com o substrato bem molhado.
Alocasia lauterbachiana
Com formato bem diferente da anterior, essa alocasia tem as folhas mais compridas e pontudas, bem recortadas, tipo um serrote.
Alocasia longiloba
Se quiser uma planta bem grande, que fica com uns dois metros de altura e folhas bem largas, essa lindona é a ideal. Ela tem folhas de verde bem escuro com nervuras prateadas.
Alocasia heterophylla Corazon
Essa tem as folhas em um tom de verde mais claro e brilhante, com um formato que lembra um coração.
Alocasia micholitziana Fridek
Se quiser mais uma alocasia com folhas aveludadas e num formato bem diferente, verde bem escuro com nervuras marcantes, escolha essa perfeição de planta.
Conhece alguém que tem essa plantinha e quer pedir uma muda? Assista ao vídeo e aprenda como fazer do jeito certo:
Veja também: Como cultivar pedilanthus