Não é preciso comprar um sofá novo, trocar de tapete ou pintar as paredes para renovar a decoração da sala e dos quartos. Você pode usar truques mais simples e baratos, como usar almofadas decorativas. Dependendo dos modelos que escolher e das composições que fizer com o que já tem no ambiente, as almofadas podem ser responsáveis por uma grande transformação, além de trazerem mais conforto e aconchego. Veja essas dicas.
Veja também: como fazer lindas almofadas artesanais
Como usar almofadas decorativas nos ambientes da casa
Com essas dicas simples, vai ser bem mais fácil escolher o conjunto perfeito de almofadas decorativas para deixar sua casa ainda mais agradável e bonita.
1. Para sofás neutros
Se o seu sofá tem uma só cor ou tem mais de uma cor, mas todas lisas, sem estampas, aposte em almofadas estampadas. Da mesma forma, se o sofá for estampado, dê preferência para almofadas lisas. Assim você vai manter o equilíbrio e evitar a poluição visual.
2. Harmonize cores com facilidade
Nem todo mundo consegue combinar cores com facilidade, então, uma boa dica é não exagerar no colorido e escolher almofadas com uma cor que já exista no seu ambiente, em um detalhe. Por exemplo, se o seu tapete é vermelho e o sofá é cinza, aposte em um conjunto de almofadas vermelhas e beges ou em diferentes de tom de cinza e vermelho. Variar as tonalidades de uma mesma cor é ótimo, sempre funciona.
3. Almofadas que combinem com o estilo do ambiente
Se você tem uma sala neutra, mais tradicional, dê preferência para almofadas no mesmo estilo. Ou seja, não coloque almofadas divertidas, de bichinhos e coloridas, em uma sala mais séria e sóbria, pois não vai combinar. Já para o quarto das crianças é o contrário: as almofadas divertidas e coloridas estão liberadas.
4. Aposte nas misturas de tamanhos
Não tenha medo de comprar peças de tamanhos diferentes ou com texturas de tecidos diferentes. Em uma composição para o sofá ou para a cama, por exemplo, podem ter almofadas de diferentes tamanhos e texturas de tecidos. Se preocupe mais com as cores e estampas do que com os tamanhos e texturas.
5. Pense na finalidade das almofadas
Existem almofadas decorativas que não são confortáveis para deitar ou recostar. Então, pense na utilidade delas antes de fazer a compra ou de fazer as suas em casa. Se quiser almofadas para se deitar no sofá, escolha aquelas com mais enchimentos e fofinhas. Deixe os modelos de almofadas de nó, por exemplo, apenas para decorar.
6. Mantenha o equilíbrio na quantidade
Um conjunto sobre a cama ou sofá é muito bonito, mas precisa cuidar para não exagerar. As almofadas devem ocupar menos da metade do móvel, pois é preciso sobrar espaço para sentar ou deitar, sem precisar tirá-las do lugar. Em média, de 4 a 6 almofadas costuma ser o suficiente para sofás e camas de tamanhos normais.
7. Modelos temáticos
Não são apenas os modelos de almofadas infanto-juvenis que podem ter a ver com a temática da decoração. Em uma sala rústica, por exemplo, você pode colocar uma composição de almofadas com material sintético com textura de couro, estampa de animais ou vegetação do cerrado. Vai dar um charme especial ao cômodo.
Crédito das imagens: Art Maison e Viva Decora