A tosse acontece por diferentes motivos, pois é sintoma de várias doenças respiratórias. Em alguns casos necessita de tratamento médico e em outros é possível aliviar a tosse com receitas caseiras. Veja quais ingredientes e cuidados amenizam o desconforto da tosse.
Dicas para aliviar a tosse de cada tipo
Na hora de aliviar a tosse é bom observar se ela está seca, se tem muco ou catarro. Se está muito intensa e como a pessoa está se sentindo. Pode ser gripe, resfriado, bronquite, sinusite, rinite, faringite, laringite, pneumonia, crise de asma, alergia e outros problemas.
Na dúvida, o médico deve ser consultado. Se, de modo geral, a pessoa estiver bem, veja essas formas de aliviar tosse para fazer em casa.
1. Tosse seca
É mais comum que a tosse seca apareça quando alguém inala muita fumaça, se engasga com algum alimento ou objeto pequeno. É importante manter a garganta sempre hidratada, bebendo bastante água e evitando cafeína porque resseca. A cafeína está no café, no guaraná, na Coca-Cola e nos chás verde, branco, preto, azul, vermelho e mate. Prefira água pura fresca, água de coco e água alcalina.
2. Tosse alérgica
Quem já sabe que tem algum tipo de alergia respiratória ou alimentar, também sabe que está sujeito a ter crises de tosse em determinadas situações. A tosse é uma defesa imediata quando o corpo entra em contato com o agente que desencadeia a crise alérgica.
Nesse caso o tratamento deve ser feito com medicamentos anti-histamínicos, os antialérgicos, sempre prescritos por um médico. Também é importante manter a pessoa longe da causa do problema, por exemplo poeira, mofo e pólen. Ela deve ficar em um local arejado com ar puro. Também tem remédios caseiros para a tosse alérgica que podem ajudar, dependendo dos ingredientes que cada um pode consumir por causa da alergia.
3. Tosse com catarro
A tosse com catarro representa uma infecção, por isso é comum quando o corpo está infectado com vírus ou bactérias. A cor do catarro caracteriza o tipo de problema.
- O verde ou amarelo são sinais de que o corpo está se protegendo. As células de defesa liberam uma proteína que se dissolve no catarro e dá uma dessas cores. Geralmente é sintoma de infecção dos seios nasais ou vias respiratórias. O médico deverá ser consultado para prescrever antibióticos, caso seja necessário;
- Se tiver sangue em pouca quantidade pode ser bronquite. Muito sangue indica problemas mais sérios que necessitam de tratamento médico urgente;
- Se for branco ou cinza, geralmente é inflamação das vias respiratórias, gripe ou sinusite.
Nesse tipo de tosse é bom fazer uso de substâncias expectorantes, como o xarope de cenoura. Em todos os casos é importante beber muita água, repousar, alimentar-se de forma saudável e sem excessos para que o corpo consiga concentrar esforços no combate ao problema.
Como aliviar a tosse do bebê?
É muito angustiante para os pais verem o bebê com tosse e não ter certeza do que fazer primeiro. Bem, se o bebê estiver com febre e outros sintomas incomuns, o ideal é ir ao hospital ou a uma farmácia, caso não encontre atendimento.
Veja também se a tosse é seca ou com muco e qual a frequência que o bebê tosse.
Quando o problema é um resfriado, o bebê pode ter febre intensa e ficar chatinho, mas também vai ter períodos calmos, vai sorrir e interagir, apesar da tosse e do narizinho entupido e escorrendo.
Nesse caso, o que se pode fazer é usar receitas caseiras para aliviar os sintomas até que o vírus seja combatido, podendo levar uns 7 ou 10 dias.
- Manter o bebê hidratado com água e chá;
- Aumentar a oferta de leite para bebês com lactação exclusiva;
- Pingar algumas gotinhas de soro fisiológico nas narinas do bebê para respirar melhor;
- Fazer inalação de soro fisiológico com nebulizador para abrir as vias aéreas, especialmente antes de dormir;
- Manter o bebê em ambientes com ventilação adequada e longe de lugares cheios de gente;
- Dar banhos mornos relaxantes com aromas recomendados pelo pediatra.
Saiba mais sobre como tratar a tosse dos bebês: