Não basta comprar um carro para trazer mais praticidade à sua rotina. É necessário entender quais são os cuidados que o carro precisa de tempos em tempos, inclusive no que diz respeito aos pneus.
Se você não mantiver os pneus do seu carro em dia, com alinhamento e balanceamento ajustadinhos, ao invés da praticidade, acaba com prejuízo. Isso porque, se um carro que precisa de manutenção e não recebe, começa a apresentar outros problemas.
Então, sem mais delongas, hoje vamos descobrir qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento de pneus, e quanto é o momento de fazer essas duas coisas no seu veículo.
Veja também: Para o que servem aqueles pontinhos pretos no vidro do carro?
Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento de pneus?
Os nomes são sugestivos: sabemos que os pneus do carro devem estar alinhados e balanceados para garantir maior segurança, estabilidade e prolongamento da vida útil dos componentes da mecânica do carro. Mas, o que exatamente é alinhamento e balanceamento? Veja agora.
Alinhamento de pneus
O alinhamento dos pneus, na verdade, serve para ajustar os ângulos das rodas (que são o “encaixe” para os pneus”). Ele serve para ajustar os ângulos das rodas e as manter retas em relação ao solo e paralelas entre si.
Assim, evitam-se acidentes e o motorista dirige com mais segurança e tranquilidade. Além de tudo isso, um alinhamento adequando ajuda a economizar combustível.
O alinhamento previne o deslocamento involuntário do automóvel e deixa a dirigibilidade mais firme, evitando que o carro fique puxando mais para um dos lados enquanto você está na estrada.
Balanceamento de pneus
O balanceamento faz parte do processo de manutenção preventiva do veículo, garantindo que as rodas girem sem vibrações, o que poderia causar acidentes, além do desconforto que é para dirigir nessas condições.
Então, a função do balanceamento é equilibrar o conjunto de pneu e roda do automóvel. Mas, esses dois processos são quase sempre feitos juntos porque um complementa o outro. Então, se for fazer alinhamento, faça também o balanceamento para completar.
Quando é a hora de fazer?
Como dito antes, esses dois processos são parte da manutenção preventiva do veículo, ou seja, não precisa esperar dar algum problema para fazer. Aliás, nem deve esperar!
É importante que o balanceamento e alinhamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros rodados. Quando chegar nesse ponto, leve o carro ao seu mecânico de confiança e garanta que esteja sempre em bom estado para ter mais economia e menos incomodação.
Veja também: Oficina desativada tem vários carros de luxo abandonados: assista!