Alimentação e rosácea
Crédito: Freepik

Alimentação e rosácea: 5 alimentos ruins e 8 bons

A alimentação reflete bastante na pele, seja de um jeito bom ou ruim

Publicidade

A rosácea é uma inflamação crônica que se origina no centro do rosto e que pode se alastrar para bochechas, nariz, testa e queixo. Ela gera vermelhidão pela dilatação dos vasos sanguíneos, podendo gerar muitos incômodos. Mas sabia que dá para amenizar o problema com uma alimentação correta? Isso porque existem alimentos ruins para quem tem rosácea e outros que ajudam a melhorar essa condição.

Alimentos ruins para quem tem rosácea

O que você ingere influencia diretamente no funcionamento de seu organismo, até na produção hormonal! Com a rosácea não é diferente, consequentemente, é importante evitar alguns produtos, para controlá-la. Veja quais são os 5 alimentos ruins para quem tem rosácea e o que se deve comer para aliviar a pele.

1. Bebidas alcoólicas

Produtos à base de álcool influenciam diretamente na rosácea, já que esse componente estimula a circulação sanguínea. Assim, sua ingestão está correlacionada com o aumento da vermelhidão.

2. Condimentos

Mostarda, pimenta, páprica e outros condimentos também influenciam na manifestação da rosácea, pela dilatação térmica gerada sutilmente nos vasos sanguíneos na região facial. Isso ocorre quando esses ingredientes são ingeridos em maiores quantidades, sendo necessário apenas evitar excessos.

Publicidade

3. Café

O café é uma bebida maravilhosa, mas influencia diretamente no problema ao aumentar a sua intensidade. Por isso, o ideal para quem tem rosácea é que se beba uma xícara de café diariamente, no máximo.

4. Molho de soja

Conhecido como shoyu, o molho de soja possui glutamato monossódico e diversos componentes químicos. Principalmente por conta de seu alto teor de sódio, esse condimento é um vilão para rosácea, reduzindo a drenagem e aumentando a inflamação.

5. Chocolate

O chocolate é repleto de gordura, açúcar e, a depender do tipo, outros componentes químicos. Ele acentua a inflamação, sendo negativo para quem quer “acalmar” a rosácea.

Alimentos bons para quem tem rosácea

Alimentos ricos em antioxidantes, fibras e com potencial anti-inflamatório são excelentes para quem possui rosácea. Por isso, confira a lista abaixo e adeque a sua dieta com a inclusão desses pratos no seu dia a dia!

Publicidade
  • Pepino;
  • Couve;
  • Salmão;
  • Ervilha;
  • Linhaça;
  • Aveia;
  • Açafrão;
  • Abóbora.

Nessa lista, existem alimentos anti-inflamatórios que combatem a causa da rosácea e produtos ricos em fibras e em componentes antioxidantes, como pepino e aveia. A inclusão desses componentes pode ser feita gradualmente, para que o corpo consiga se adaptar. Lembre-se de beber muita água e consultar seu dermatologista de confiança sempre que necessário.

PODE GOSTAR TAMBÉM