Que a ingestão adequada de potássio é fundamental para a saúde, você já sabe. E sabia que existem muitos alimentos ricos em potássio? Veja quais são os melhores alimentos para adicionar à sua rotina alimentar e ter a quantidade necessária desse nutriente.
Quais são os alimentos mais ricos em potássio?
Adicione esses alimentos em sua dieta para garantir uma quantidade adequada de potássio nas suas refeições. Você vai se surpreender com o último!
Só para você utilizar como parâmetro, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) 100 gramas de banana prata contém 358 mg de potássio. O ideal é consumir cerca de 4 gramas ao dia, para um adulto saudável.
1. Abóbora butternut
Também chamada de abóbora manteiga, ela é riquíssima em nutrientes, além de ser macia e saborosa, ideal para ir ao forno, com recheios diversos.
Em uma xícara de abóbora butternut você tem cerca de 582 mg de potássio. É também bem menos calória, pois não contém a mesma quantidade de frutose. É rica em fibras e outros nutrientes, sendo um excelente complemento na sua alimentação.
2. Edamame
Pouco conhecido, o edamame é muito parecido com a vagem de feijão, mas é, na verdade, uma vagem de soja verde, que pode ser consumido cozido ou no vapor. É rico em potássio, sendo encontrados 676 mg em cada xícara.
Comum no Japão, Havaí, China e Coréia, contém também uma boa quantidade de proteína, sendo a junção desses nutrientes essencial para o fortalecimento dos músculos, entre outros benefícios.
3. Batata
Pasme, mas a batata contém 950 mg de potássio em uma xícara! A batata-doce, tão consagrada por ser um excelente complemento em dietas, também é um dos alimentos ricos em potássio, com aproximadamente 438 mg.
É rica também rica em vitamina A, fibras e água, sendo excelente para sua pele, bem como para todo o organismo.
4. Acelga
Uma xícara de acelga cozida contém 961 mg de potássio, além de ferro, cálcio e vitaminas A, C e K, tornando-se um excelente complemento à sua alimentação.
Pode ser consumida crua, para melhor aproveitamento da vitamina C, ou cozida, no vapor e como parte integrante de pratos, como sopas e sucos.
5. Beterraba
Há quem acredite que a grande vantagem da beterraba é sua quantidade de ferro. O que a maioria das pessoas não sabem é que a cada xícara das suas folhas cozidas encontra-se 655 mg de potássio.
Nunca mais jogue fora as folhas, principalmente depois de saber que elas são ricas também em folato, manganês, cobre, magnésio, fósforo, vitamina C, ferro e vitamina B6.
6. Molho de tomate
A cada xícara de molho de tomate caseiro você consome 905 mg de potássio! Isso sem contar os outros ingredientes: essa quantidade é somente do tomate em si.
Então, quando for preparar aquela pasta especial de domingo, lembre-se de que não é somente uma opção bonita e gostosa no seu prato, é também muito nutritivo.
7. Feijão preto
O feijão preto cozido também é uma excelente fonte de potássio, tendo, em uma xícara, 681 mg desse mineral. Ele também é rico em proteína, fibras, ferro, antioxidantes, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, cobre e zinco
8. Feijão branco
Quer um alimento gostoso, fácil de fazer e que seja riquíssimo em potássio? Então escolha o feijão branco. Cada xícara desse grão, já cozido, contém 1.190 mg do mineral, além de proteína, fibras, ferro e outros minerais e vitaminas.
9. Iogurte
Outro alimento fácil de adicionar na sua dieta diária, o iogurte é rico em potássio, contendo, em uma xícara, cerca de 380 mg.
Tem que ser iogurte mesmo, preferencialmente feito em casa, pois boa parte do que se encontra nas prateleiras do mercado não passa de bebida láctea.
10. Melancia
Você não imaginava que a melancia fosse mais do que casca, polpa e muita água, certo? Pois saiba que ela é um dos alimentos ricos em potássio, com 640 mg, e é rica em licopeno, betacaroteno e outros 13 nutrientes essenciais.
O ideal é consumi-la assim que é aberta, comprando a fruta inteira ainda e não os pedaços já cortados do mercado, para conservar melhor seus nutrientes.
Benefícios do potássio para a saúde
O consumo regular de potássio ajuda a manter seus músculos, ossos, sistemas nervoso e circulatório saudáveis, prevenindo diversas doenças e regulando o metabolismo.
Ajuda também na perda de peso, aumentando o ganho de massa magra, além de combater o estresse, devendo ser adicionado na alimentação de forma regular.