Menu

11 Alimentos que podem durar meses e anos se guardados do jeito certo

Congelados ou ao abrigo do sol, muitos alimentos podem ser comprados em maior quantidade para serem consumidos ao longo de, pelo menos, seis meses

Crédito: Freepik

Publicidade

Quase todo alimento tem um prazo de validade. Mas, dependendo da forma que é armazenado, esse prazo aumenta consideravelmente, por meses e até anos. Se você não gosta de desperdiçar comida, pode adotar alguns métodos de armazenamento de alimentos para poder comprá-los sem medo de que estraguem nos próximos dias.

11 Alimentos que duram muito se guardados do jeito certo:

1. Vinagre

A vida útil do vinagre é longa, mesmo quando está nos frascos comuns do mercado, sendo usado no dia a dia. Mas, se você deixá-lo na embalagem selada, em local seco, fresco e escuro, poderá abri-lo depois de dois anos para começar a consumir.

2. Leite em pó

O leite na sua forma líquida tem um prazo de validade bem curto, além de precisar ser refrigerado depois de aberta a embalagem. Mas, se você comprar leite em pó, poderá mantê-lo dentro do armário, sendo usado por mais de um mês. Se a embalagem estiver fechada e guardada em local seco, fresco e longe do sol, poderá durar até 25 anos.

3. Mel

Se você quiser aproveitar uma promoção de mel e levar vários frascos para casa, armazene-os em um local seco, fresco e escuro, mantendo bem fechados e lacrados em potes de vidro. Assim, eles poderão durar praticamente por toda a sua vida.

Publicidade

4. Peixe enlatado

Todos os alimentos que são colocados em conserva dentro de latas têm uma vida útil bastante longa. O peixe, por exemplo, vale mais a pena comprar nas versões em lata do que congelados. A lata fechada dura em torno de 3 anos.

Veja também: Receitas para fazer com atum em lata

5. Feijão em lata

Da mesma forma que o peixe, o feijão em lata tem uma alta durabilidade, superior a dois anos, quando a lata está fechada e guardada em local seco, fresco e escuro. É uma boa forma de armazenar comida em uma época em que você praticamente não pode sair de casa, como no caso da pandemia.

6. Oleaginosas congeladas

As oleaginosas têm maior durabilidade, mesmo frescas, justamente por serem frutos secos que contêm óleo na sua composição. Mas, se você congelar em porções, as nozes, castanhas e macadâmias podem durar por até um ano no fundo no congelador.

7. Vegetais desidratados

Cenoura, batata, maçã, banana, abóbora e tantos outros vegetais duram bem pouco tempo na sua fruteira ou na geladeira. Quando muito, duram um mês refrigerados, mas já vão perdendo sua textura crocante. Agora, se você cortá-los em chips, desidratá-los e armazená-los em pacotes bem fechados, poderão durar pelo menos meio ano.

Publicidade

Veja também: Benefícios e nutrientes das frutas desidratadas

8. Passas

As passas, que geralmente são de uvas, mas podem ser de diferentes frutas, também são uma forma de desidratar. Com isso, a durabilidade de dias passa a ser de meses, mantendo o sabor e o valor nutricional.

9. Vegetais em conserva

As conservas em azeite, vinagre, sal e açúcar também são excelentes alternativas para fazer os vegetais durarem muito mais tempo do que durariam frescos. Além do mais, eles já ficam temperados e prontos para consumo, seja para comer como salada ou adicionar em vários pratos. Enquanto uma conserva de tomate dura em média 1 mês, a de pepino, ainda fechada, pode ser consumida depois de 1 ano.

Veja também: Como fazer legumes em conserva

10. Frutas vermelhas congeladas

Framboesa, mirtilo, groselha, amora, cereja e arandos podem ser lavados e congelados por até um ano para você usar nas receitas do dia a dia. É uma ótima maneira de aproveitar uma promoção dessas frutinhas sem ter que jogá-las fora dias depois.

Publicidade

11. Compotas

Fazer compotas de frutas é um jeito delicioso de fazer essas frutas durarem mais de um ano. Você deve usar cerca de 800 gramas de açúcar para cada quilo de fruta, pois é o açúcar que vai dar toda essa durabilidade. Claro, esse prazo é para os frascos ainda fechados.

Veja também: Como deixar o feijão clarinho antes de cozinhar

Sair da versão mobile