O estrogênio é um hormônio que regula diversas funções, físicas e comportamentais. Assim, é importante que ele esteja sempre controlado, para evitar algumas disfunções. Por isso, confira os alimentos que diminuem o estrogênio, regulando esse hormônio tão importante.
Quais são os alimentos que diminuem o estrogênio?
O excesso de estrogênio pode provocar reações no organismo, como: desregulação do ciclo menstrual; inchaço; queda de cabelo; ganho de peso e dores de cabeça. Além disso, nos homens, pode causar o aumento das mamas e até mesmo impotência sexual.
Para evitar esses problemas é necessário que se tomem algumas medidas práticas, tais como a ingestão de alimentos que diminuem o estrogênio. Dessa forma, além de garantir uma alimentação equilibrada, garante o bom funcionamento do organismo.
1. Açafrão da terra
Esta especiaria é formada por curcumina, um antioxidante que consegue controlar o estímulo à produção desse hormônio. Conheça outros benefícios do açafrão para a saúde e como consumí-lo.
2. Salmão
O salmão possui é rico em ômega-3, um óleo anti-inflamatório que ajuda a diminuir os níveis de estresse e de gordura ruim no organismo. Isso contribui para que o corpo não produza estrogênio em excesso, uma vez que esses fatores influenciam diretamente.
Aprenda a consumir salmão: receitas para pratos principais e acompanhamentos
3. Vegetais crucíferos
Consuma espinafre, repolho, couve-de-bruxelas, brócolis, couve-flor e demais folhas verdes, ricas em nutrientes como índole-3-carbinol. Trata-se do nutriente que consegue remover o estrogênio a mais presente no fígado. Convém que coma de 3 a 4 porções destes alimentos por semana.
4. Alecrim
Na lista dos alimentos que diminuem o estrogênio está o alecrim, erva aromática que que ajuda a regular as funções hormonais, principalmente na região da tireoide. Isso induz o corpo a um equilíbrio.
5. Linhaça
A linhaça é um alimento alcalinizante e um dos alimentos que diminuem o estrogênio do organismo. Isso se deve, principalmente, ao fato de esses grãos serem ricos em fibras e ômega-3.
Para consumir linhaça e usufruir dos benefícios de um modo mais eficaz é recomendável triturar os grãos. Fazer uma farinha irá permitir uma melhor absorção.
6. Brócolis
O brócolis é um alimento rico em ácido fólico. Este ácido é capaz de transformar o “mau” estrogênio em uma versão melhorada. O que reduz a probabilidade da ocorrência de diversas doenças e problemas de saúde.
7. Aveia
A aveia é um dos alimentos alimentos que diminuem o estrogênio e que é rico em fibras. Além de ser rica em proteínas e carboidratos complexos. Por isso, ela consegue regular a produção desse hormônio no organismo com muita eficácia.
8. Abacate
O abacate é rico em ácido fólico e em gorduras boas, fator que colabora para que essa fruta diminua o estrogênio no organismo. Afinal, além da conversão gerada pelo ácido fólico, o abacate irá diminuir o percentual de gordura ruim no corpo, colaborando para o devido controle hormonal.
9. Gengibre
O gengibre é um alimento termogênico que ajuda a queimar a gordura localizada. Esse fator é importante para reduzir as taxas desse hormônio, pois o acúmulo de gordura ruim propicia e aumenta as chances de excesso de produção hormonal.
10. Quiabo
O quiabo é um poderoso vegetal e um dos alimentos que diminuem o estrogênio do organismo. O seu consumo faz com que o corpo usufrua de dois nutrientes muito importantes: fibras e ácido fólico. Assim, é muito importante implementá-lo no seu dia a dia, se você quiser baixar essa taxa.
Já comia algum desses alimentos com frequência? Comente aqui!