Quando percebe-se alguma inflamação no corpo, normalmente procura-se uma solução imediata para o problema. Só que é preciso olhar para isso com mais atenção, pois a inflamação significa que algo está errado com nosso corpo, e permite detectar antecipadamente problemas de saúde. Para evitar qualquer piora, invista também em alimentos que desinflamam o corpo.
Quais são os alimentos que desinflamam o corpo
Para combater os problemas crônicos do organismo, nada melhor do que usar aquilo que a natureza oferece. Opte por consumir os alimentos que desinflamam o corpo explicados a seguir.
1. Pimenta
Reduz a inflamação, artrite e outras doenças que causam dor e desconforto. Seu poder anti-inflamatório é poderoso e pode ser adicionado na alimentação diária sem problemas, a não ser sob orientação médica.
2. Maçã e canela
Estes dois alimentos tratam as alergias que também causam inflamação no organismo, sendo sua combinação muito mais poderosa do que cada um isolado.
A casca da maçã tem quercetina, um anti-inflamatório natural, por isso, não elimine as cascas. Opte por frutas orgânicas, pois são seguras.
3. Abacaxi
O abacaxi é um dos alimentos que desinflamam o corpo e pode ser consumido regularmente. Além disso, é diurético, ajudando também a eliminar as toxinas do corpo.
4. Vegetais verdes escuros
Ricos em ômega-3, têm também bastante fibra, que irá auxiliar na formação do bolo fecal e no trânsito intestinal, eliminando assim as toxinas.
5. Nozes, linhaça e castanhas
Outros alimentos ricos em ômega-3, que devem ser consumidos cru para beneficiar de todas as suas propriedades.
6. Óleo de peixe
Alguns peixes como o salmão, a cavala e a sardinha são poderosas fontes de ômega-3, que reduz a inflamação no organismo.
Evite comer peixe de cativeiro, prefira o pescado diretamente no mar e não se esqueça que a maioria do ômega-3 está junto da pele.
7. Azeite de oliva extra virgem
Este alimento contém ômega-3 e ácidos graxos, que ajudam a desinflamar o organismo. É importante consumir o azeite frio, para não perder as suas propriedades.
8. Alho
Talvez o anti-inflamatório mais conhecido, o alho faz parte de diversos xaropes e remédios caseiros.
Ele também ajuda o organismo a fortalecer o sistema imunológico, combatendo as inflamações.
9. Gengibre
Além de anti-inflamatório, o gengibre combate os radicais livres que danificam as células, dificultando assim as inflamações.
10. Chia
A chia é rica em ômega-3, além de ser também antioxidante, protegendo assim a saúde celular. Lembre-se de ingeri-la somente depois de hidratá-la, devido o risco de sufocamento.
11. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas, como o morango, a cereja e a amora tem uma grande quantidade de antioxidantes, combatendo os radicais livres.
Possuem em sua composição, bastante vitamina C e antocianinas, que agem como anti-inflamatórios.
12. Açafrão da terra
Também conhecido como cúrcuma, o açafrão da terra é naturalmente um remédio que trata inflamações como artrite, tendinite e outras.
13. Aipo
Menos comum na alimentação brasileira, mas em crescimento, o aipo – ou salsão – contém cerca de 20 agentes que combatem a inflamação! Além disso, possui cálcio, ferro e outros nutrientes essenciais.
14. Abóbora
Por ser rica em betacaroteno, a abóbora é excelente para combater inflamações, principalmente no pulmão.
15. Azeite de oliva
Além de ser rico em polifenóis, que garantem a ação contra as inflamações e radicais livres, o azeite contém ácido alfa-linolênico, que fortalece essa propriedade.
Causas da inflamação do corpo
Diversas podem ser as causas da inflamação no corpo, como alergia ou a presença de vírus, parasitas ou bactérias.
Além disso, tomate, o pimentão ou a berinjela, por exemplo, também podem causar inflamação e dor nas articulações. Porém a causa mais comum é a alimentação. Uma alimentação incorreta pode provocar inflamação no organismo, neste caso a inflamação é crônica.
E como prevenir este problema? Pratique uma alimentação equilibrada e balanceada, evitando açúcares e gorduras. Uma alimentação incorreta causa doenças, como a obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares.
Saiba mais sobre esse assunto no vídeo: