Se você já percebeu que cresceu a preocupação geral com os produtos e alimentos que contêm níquel, mas não entendeu a razão, vai saber agora. O níquel é um tipo de metal que cada vez mais tem desencadeado crises alérgicas nas pessoas. O grande problema é que está em uma grande diversidade de coisas, inclusive na comida.
Falando sobre objetos, há níquel nas joias e bijuterias, no dinheiro, nas chaves, canetas, armações de óculos, botões e zíper de roupas, capinhas de celular metálicas, clipes de prender papel, panelas e produtos com aço inoxidável. Ou seja, tudo o que você usa no dia a dia.
Mas como se não bastasse, o níquel também está naturalmente presente em muitos alimentos, causando alergia em pessoas com essa sensibilidade. Então veja quais alimentos que contêm níquel em maior quantidade e quais podem ser consumidos com tranquilidade.
Alimentos que contêm níquel
A lista de alimentos que levam o níquel na sua composição também é grande, e não quer dizer que eles devam ser cortados do cardápio, até porque possuem nutrientes importantes para a saúde. Mas quem tem alergia ao níquel deve reduzir o consumo ou evitá-los. São eles:
1. Frutas
As frutas que mais contêm níquel são a cereja, a framboesa, o figo, o abacaxi, a ameixa, o tomate, a maçã, a laranja e outros cítricos.
2. Verduras
Dentro do grupo das verduras com níquel destaca-se a cebola, a salsa, o aspargo, a couve, o espinafre e a alface.
3. Leguminosas
O feijão, a lentilha, o amendoim, a ervilha e a soja são alimentos que contêm níquel e devem ser evitados em épocas de crise alérgica.
4. Molhos
A grande parte dos molhos prontos contêm níquel, tal como o ketchup, a mostarda, o vinagre e o molho de soja, que é feito à base da leguminosa.
5. Peixes e crustáceos
Especialmente os peixes gordos, ricos em ômega-3, contêm níquel, como o atum, a sardinha, o salmão, o arenque e a cavala. Assim também o camarão, a lagosta, o caranguejo, as ostras e mexilhões.
6. Bebidas
Nem mesmo o chá, o cacau com leite, o vinho, a cerveja e os sucos de frutas ácidas escapam de terem níquel na composição.
Então, como você viu, o níquel está em praticamente tudo, inclusive em alimentos que são necessários para a saúde. Por isso, não adianta somente evitá-los, pois sem eles outras doenças e deficiências nutricionais começarão a se desenvolver.
O melhor que pode fazer é procurar um médico e um nutricionista para elaborar um cardápio que inclua os alimentos necessários de forma equilibrada, procurando evitar as crises alérgicas.
Alimentos que não contêm níquel
Entre os alimentos liberados para quem tem alergia ao níquel estão os recomendados na listagem a seguir. Eles não contêm níquel ou contêm uma proporção que não faz mal quando ingerida de forma equilibrada:
- Pêssego;
- Pera;
- Banana;
- Mirtilo;
- Morango;
- Amora;
- Pimentão;
- Pepino;
- Berinjela;
- Repolho;
- Couve-flor;
- Arroz branco;
- Milho;
- Macarrão;
- Pão de trigo;
- Ovos;
- Carne vermelha;
- Frango;
- Peru;
- Café.
Até que há muitas opções para comer quando se tem alergia ao níquel, o que deve ser feito especialmente quando está mais sensível e as crises aparecem com mais frequência. Experimente fazer o teste e observe as reações do seu organismo, considerando tomar cuidado também com os demais produtos ricos em níquel que usa no dia a dia.