A cafeína está presente em muitos alimentos, comestíveis e até mesmo em medicamentos. Ela faz parte do dia a dia de muitas pessoas, sendo quase um ritual matinal ou aquele empurrãozinho antes da atividade física. Mas você sabe quais são os alimentos que contêm cafeína? Conheça os seis principais, incluindo, é claro, o querido cafezinho em diversas versões.
Com muitos benefícios para a saúde e beleza, o café é um grande aliado do dia a dia, porém não é o único rico em cafeína. Essa substância pode te ajudar a melhorar a concentração, foco, desempenho físico e até o humor! Além disso, ajuda a acelerar o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento.
Porém, nem tudo são flores. O excesso de cafeína pode até mesmo causar overdose, além de aumentar a pressão arterial, causar dores no estômago, causar insônia e outros problemas. Dessa forma, é fundamental saber controlar a quantidade ingerida, que não deve passar de 300 mg por dia. Veja então quais são os alimentos que contêm cafeína e a quantidade em cada um.
Alimentos ricos em cafeína
Nessa lista, você vai encontrar os seis alimentos mais ricos em cafeína. Assim, vai poder ajustar sua alimentação, adicionando ou retirando totalmente, de acordo com a sua necessidade. Lembre-se que qualquer mudança na alimentação – principalmente suplementação – deve ser orientada por um médico ou nutricionista.
Café
Claro que o queridinho do Brasil ficaria no topo da lista. Além de acessível, delicioso e saudável – na quantidade certa – o café é rico em cafeína. Ele também tem uma boa quantidade de antioxidantes, sendo um excelente parceiro para qualquer hora do dia. Veja os tipos de café e a quantidade de cafeína em cada um:
- Café coado tradicional: entre 95 e 200 mg de cafeína por xícara pequena;
- Café solúvel instantâneo: entre 60 a 120 mg de cafeína;
- Café expresso: entre 40 e 74 mg de cafeína;
- Café descafeinado: deveria ser 0, mas adivinhe! Entre 2 a 4 mg de cafeína.
Chás
Outros queridinhos, companheiros de dieta e recomendados para pré-treino, os chás ricos em cafeína fazem muito sucesso. Além de gostosos e reconfortantes, podem servir de base para sucos detox ou até acompanhar a jornada de trabalho. Veja qual é a quantidade da substância presente nos chás mais consumidos:
- Chá mate: o tradicional chá mate, vendido em mercado – e não o mate para chimarrão – contém entre 20 e 30 mg de cafeína a cada xícara de chá;
- Chá verde: já o favorito das dietas, contém entre 25 e 40 mg de cafeína;
- Chá preto: com sabor mais encorpado, ele contém entre 15 e 60 gramas.
Refrigerante
Os refrigerantes não são somente uma fonte de muito açúcar, corantes, aromatizantes e outros químicos. Eles também podem um dos alimentos que contêm cafeína, e não é somente a versão de cola, até o guaraná tem a substância. Veja isso a quantidade em uma latinha de 350 ml!
- Coca-Cola: entre 30 e 35 mg;
- Coca-Cola zero: 35 mg;
- Guaraná Antártica: 2 mg;
- Guaraná Zero: 4 mg;
- Pepsi: entre 32 e 39 mg.
Energéticos
Famosos para dar aquele up de energia, depois de um dia cansativo, antes de atividades mais intensas ou até mesmo na balada, os energéticos podem ser verdadeiras bombas de cafeína. É preciso ter cuidado com o excesso de ingestão, além de ter atenção aos químicos ali presentes.
- Red Bull: uma lata desse energético tem entre 75 e 80 mg de cafeína;
- Monster: são 80 mg por lata;
- Burn: 36 mg, quase um cafezinho.
Chocolate
Rico em antioxidantes, quando consumido em sua versão amarga, é excelente para a saúde e é claro, rico em cafeína. As versões ao leite ou branco não são tão bons assim, como você vai perceber logo a seguir. Veja a quantidade em uma barrinha de 100g:
- Chocolate amargo: entre 15 e 70 mg de cafeína;
- Chocolate ao leite: entre 3 e 30 mg, a depender da qualidade;
- Chocolate branco: absolutamente nada;
- Cacau em pó: 3 a 50 mg de cafeína.
Bebidas achocolatadas
Sabe aquela bebida pronta, que normalmente se manda para a criançada na escola? Pois saiba que ela também tem cafeína! Veja a quantidade em cada tipo:
- Tradicional: o achocolatado tradicional, super adoçado e rico em gorduras, contém cerca de 5 mg de cafeína;
- Meio amargo: já a versão feita com chocolate meio amargo, tem entre 17 e 23 mg.
Incrível, não é? Agora, com essas informações em mãos, você pode analisar quanto vem consumindo de cafeína no seu dia a dia. Se estiver demais, dê uma maneirada. Seu corpo e mente agradecem.