A dor de cabeça aguda e latente, que chega acompanhada de náusea, vômito, tontura e sensibilidade à luz e som pode ficar ainda pior se houver consumo de alimentos que causam enxaqueca.
Algumas comidas contêm substâncias que podem desencadear ou piorar as crises de cefaleia. Veja quais são e outros fatores que podem agravar o problema.
Quem tem enxaqueca deve evitar estes alimentos
Segundo o Ministério da Saúde, as principais vítimas da enxaqueca são as mulheres, em especial aquelas entre 25 e 45 anos de idade. Entre 5% e 25% das pacientes são do sexo feminino, enquanto os homens estão entre 2% e 10%. Só quem passa pelas crises sabe o quão terrível elas podem ser. Por isso aprenda quais são os alimentos que causam enxaqueca e evite-os a todo custo!
1. Cafeína
Café, chá preto, refrigerantes e energéticos contém essa substância, que aumenta a pressão arterial através da contração dos vasos sanguíneos. Entre outros sintomas, a pessoa pode sentir taquicardia, ter problemas para dormir e enfrentar uma dor de cabeça.
2. Embutidos e defumados
Ricos em nitrito e nitrato, que dilatam os vasos sanguíneos, alimentos como salsicha, linguiça, bacon, presunto e salame são bastante tóxicos para o organismo e podem causar enxaqueca.
3. Temperos prontos
Apesar de práticos, os temperos industrializados são alimentos que causam enxaqueca devido ao alto teor de glutamato monossódico. Ele pode ser encontrado também em salgadinhos, bolachas salgadas e caldos, sopas e molhos prontos.
4. Alimentos e bebidas diet
Algumas bebidas e comidas diet ou zero açúcar contêm aspartame, um adoçante que em grande quantidade pode desencadear as terríveis crises de dor de cabeça. Ele também pode estar presente em sorvetes, gelatinas e balas. Na dúvida, leia o rótulo!
5. Bebidas alcoólicas
A temida ressaca não vem de graça! Ela é provocada pela histamina e tiramina, substâncias presentes na cerveja, vinho e outras bebidas que estimula o sistema nervoso central. E aí, no dia seguinte ao consumo, você sente o baque.
6. Queijos, chocolate e amendoim
Ótimas opções de petiscos, esses alimentos causam enxaqueca devido à amina, cujo efeito é semelhante ao histamina e tiramina de alterar a calibração dos vasos sanguíneos.
7. Gorduras e doces em geral
Passe longe de manteiga, carnes com muita gordura, frituras e doces absurdamente açucarados, que são ricos em lipídios ou têm proteínas alergênicas capazes de desencadear enxaqueca.
Outras causas de enxaqueca
A enxaqueca, de modo geral, pode ser provocada por altos níveis de inflamação, mudanças nos níveis de neurotransmissores e aumento do estresse. É muito comum que ela surja em períodos de mudanças significativas, como a morte de um ente querido ou uma dificuldade financeira.
A dieta pobre em nutrientes, aliada aos maus hábitos alimentares piora o problema, assim como o consumo excessivo de álcool e vício em cigarros e outras drogas. Outro fator importante que pode desencadear crises de enxaqueca é a má qualidade do sono, além de insônia e ansiedade.