Os alimentos que aumentam a serotonina são bons porque a serotonina é o chamado “hormônio da felicidade”. E quem é que recusaria doses de felicidade ao longo do dia?
A relação entre determinados alimentos e a serotonina é porque esses alimentos contêm triptofano, um aminoácido essencial ao organismo, que tem a função de produzir serotonina no cérebro.
Além do aminoácido, os alimentos que aumentam a serotonina devem conter cálcio e magnésio. Esses minerais ajudam na produção equilibrada de serotonina e otimizam sua atuação no organismo. Que tal ver a lista e conferir o que já tem aí em casa?
Veja também: Alimentos que precisam estar na dieta depois dos 30
Alimentos que aumentam a serotonina
Incluir os alimentos que aumentam a serotonina no seu cardápio diário é uma ideia não só porque eles vão ajudar a elevar seu bem-estar. Também porque a deficiência de serotonina tem sido relacionada a transtornos de humor, depressão e ansiedade, insônia, perda de memória, agressividade e transtornos alimentares.
Alimentos ricos em triptofano
Como já vimos, o triptofano é um dos benfeitores do seu bem-estar porque atua na produção da serotonina. Os alimentos ricos nesse aminoácido são:
- Algas: spirulina e algas marinhas;
- Cacau e canela;
- Frutas secas: nozes, amendoim, caju e castanha do Pará;
- Frutas: banana, abacate e abacaxi;
- Origem animal: queijo, frango, peru, ovos e salmão;
- Soja e derivados;
- Vegetais e tubérculos: couve-flor, brócolis, batata, beterraba e ervilhas.
Alimentos ricos em cálcio e magnésio
Todos os alimentos mencionados na lista acima contêm cálcio e magnésio. Mas, muitos outros podem entrar na sua lista, como brócolis, tofu de soja, peixes, frutos do mar, gergelim, aveia, leite e derivados, frutas secas, feijão e espinafres.
Alimentos probióticos
Partindo do princípio de que a qualidade da microbiota intestinal interfere no humor e no bem-estar, os alimentos probióticos também entram nessa lista.
Por mais existam estudos avaliando a relação entre humor e funcionamento intestinal, nem precisamos ir muito longe. Se você já sofreu com prisão de ventre, sabe que não tem como ficar com um sorriso no rosto.
Os probióticos são alimentos que contêm micro-organismos vivos benéficos para a saúde. Esses micro-organismos são vários tipos de bactérias, leveduras e lactobacilos que se criam e se proliferam nesses alimentos por meio do processo de fermentação.
Além de estarem nos alimentos, eles também fazem parte da microbiota intestinal humana desde o nascimento. Essa microbiota é composta por cerca de 10 trilhões de micro-organismos e serve para que o sistema intestinal funcione corretamente, contribuindo com a boa saúde do corpo inteiro.
Veja também: 5 passos para aumentar a sensação de bem-estar