Prevenir é melhor do que remediar, você concorda? No caso da osteoporose, esse ditado faz todo sentido, já que a doença costuma afetar as pessoas idosas, em especial as que não tiveram os cuidados necessários na juventude para terem uma velhice mais saudável. Mas, sempre é tempo de começar a se cuidar melhor. Veja quais são os alimentos para prevenir osteoporose.
O que é osteoporose?
A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda da massa óssea, ou seja, os ossos vão ficando porosos e fracos. Isso acontece devido à redução na produção ou na absorção dos minerais que compõem os ossos. Então, uma das formas de prevenir que aconteça é alimentando-se com qualidade.
Veja também: Sintomas, causas e tratamentos para osteoporose
Alimentos para prevenir osteoporose
No sentido de alimentação, a osteoporose pode surgir quando o organismo está com deficiência de cálcio e de vitamina D. Isso porque o cálcio precisa da vitamina D para ser absorvido pelo organismo.
Isso significa que não adianta você consumir um monte de alimentos com cálcio e poucos alimentos com vitamina D, ou nunca tomar banho de sol, que é a principal fonte de vitamina D para o corpo humano. Mas outros minerais são importantes, veja só.
Cálcio
A começar pelo principal, o cálcio serve para fortalecer, aumentar a resistência e manter a saúde dos ossos. Alguns dos alimentos ricos em cálcio, e saudáveis, são:
- Iogurte natural ou desnatado;
- Leite desnatado;
- Leite integral em pó;
- Leite de cabra;
- Queijo ricota;
- Sardinha sem pele;
- Mexilhão;
- Ostras;
- Amêndoa e outras oleaginosas;
- Manjericão;
- Soja;
- Linhaça;
- Agrião;
- Grão-de-bico;
- Gergelim;
- Uva-passa;
- Amendoim;
- Acelga;
- Tofu.
Vitamina D
A principal fonte de vitamina D para o organismo é o sol. Então, é importante tomar sol por pelo menos meia hora todos os dias, nos horários de sol mais ameno. Além disso, a vitamina D é encontrada nos seguintes alimentos:
- Salmão;
- Sardinha;
- Arenque;
- Óleo de fígado de bacalhau;
- Ovo;
- Carne de boi;
- Ostras;
- Leite fortificado com vitamina D;
- Sardinha no azeite;
- Manteiga.
Magnésio
O magnésio age convertendo a vitamina D em sua forma ativa, pois só assim ela agirá de maneira adequada no organismo. Então, esse mineral também é muito importante de consumir nos alimentos para prevenir osteoporose, que são:
- Sementes de abóbora;
- Gergelim;
- Linhaça;
- Castanhas;
- Amêndoa;
- Amendoim;
- Aveia.
Fósforo
Mais um mineral que atua no fortalecimento dos ossos, sendo muito útil na prevenção e tratamento da osteoporose, é o fósforo. Veja alguns alimentos que são recomendados para a ingestão desse mineral.
- Leite;
- Queijo;
- Iogurte;
- Carne;
- Cereais;
- Arroz integral;
- Ovo;
- Nozes;
- Peixe.
Consulte seu médico antes de mudar a alimentação
A osteoporose pode não trazer sintomas, por isso, é importante ir ao médico pelo menos uma vez ao ano, fazer exames e saber como está sua saúde óssea.
Além disso, outras condições de saúde podem dar início a osteoporose, como a chegada dos sintomas da menopausa, os problemas causados pelo cigarro e pela bebida, ter doenças intestinais, reumáticas, renais e ter mais de 65 anos.
Então, o organismo todo precisa estar saudável e em equilíbrio para prevenir doenças como a osteoporose.
É o seu médico quem deve recomendar uma alimentação adaptada às necessidades do seu organismo, caso esteja com osteoporose. Para diagnosticar a doença, o médico especialista é o ortopedista. Depois, para prescrever mudanças na alimentação, pode ir ao nutricionista.
Veja também: Quem tem osteoporose pode praticar exercícios?