O câncer de próstata é bastante cruel e atua com bastante expressividade, principalmente entre os homens que possuem mais de 40 anos, o que reforça a necessidade de se fazer o exame para diagnosticar o problema. Para prevenir um cenário negativo, confira quais são os melhores alimentos para prevenir o câncer de próstata e saiba quais são as suas propriedades.
Melhores alimentos para prevenir o câncer de próstata
A próstata tem uma função importante no corpo do homem, já que é responsável por compor boa parte do sêmen, já que ela é uma glândula que secreta um fluido que pode compor até 30% desse material. Com o avanço da idade, a próstata pode ser responsável por uma enorme quantidade de problemas, incluindo o câncer.
Por isso, é necessário que haja uma série de cuidados especiais com sua alimentação e seus hábitos, para diminuir consideravelmente as chances de que haja o surgimento de um câncer nessa região. Logo, verifique quais são os alimentos para prevenir o câncer de próstata e os adote em sua alimentação.
1. Gengibre
A raiz de gengibre é rica em vitaminas E, C e A. Essas vitaminas funcionam como antioxidantes, que auxiliam diretamente no combate aos radicais livres que promovem danos nas células, o que pode auxiliar para a prevenção desse problema. Basta ingerir raiz de gengibre pelo menos uma vez por semana para que se aproxime da obtenção desses resultados.
2. Sementes de abóbora
Ricas em zinco, elas são importantes na prevenção do câncer da próstata. Conforme essa revisão da Fundação Oswaldo Cruz, foi constatado que homens que possuem câncer de próstata possuem menor concentração de zinco nessa região, em comparação a pessoas que não possuem esse problema. Portanto, as sementes de abóbora são úteis para quem deseja se precaver desse mal.
3. Abacate
Este fruto é um poderoso aliado para a saúde. O abacate não só ajuda contra o câncer, como pode ser usado por homens contra o alargamento da próstata. Ingerir abacates diariamente também tem um efeito analgésico e anti-inflamatório, o que previne comprometimentos na região.
4. Pimentão
São ricos em vitamina C, o que ajuda contra o aparecimento e desenvolvimento do câncer de próstata, pois esse é um nutriente que possui um papel anti-inflamatório com ação antioxidante. Os pimentões são extremamente fáceis de adicionar a dieta, sejam eles assados ou grelhados, ficam com um ótimo sabor. Vale destacar que ele também é rico em licopeno, o que o torna um poderoso alimento antioxidante.
5. Tomate
Além de ser fonte de vitamina C, o tomate é o principal componente rico em licopeno. Você deve estar se perguntando: qual é a importância do licopeno? Acontece que esse componente é antioxidante e previne diversas doenças e processos inflamatórios que possam ocorrer no organismo, inclusive o câncer de próstata.
Ainda não há uma noção exata de qual é a quantidade ideal desse componente no corpo, mas é importante que você tente aderir o usufruto de alimentos ricos em licopeno diariamente.
6. Melancia
Possui licopeno em sua composição, o que por si só já seria excelente para a prevenção do câncer de próstata. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e, claramente, antioxidantes. Assim, ela consegue prevenir diversas enfermidades e – como se não bastasse – é uma excelente fruta para a hidratação, devido ao seu alto teor de água.
Vale destacar que esse alimento é rico em potássio, magnésio, ferro, zinco, cálcio e vitamina C. Por isso, gera uma série de benefícios para a saúde do organismo e até para a estética, tornando a pele mais rejuvenescida, por exemplo. Além disso, ela possui um valor calórico de apenas 30%, além de gerar saciedade, o que a torna excelente para ser consumida, mesmo para quem deseja emagrecer.
7. Repolho roxo
Magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e fibras. Esses são apenas alguns dos principais componentes desse super alimento. Vale destacar que além de ser rico em licopeno, o repolho roxo possui outros componentes que assumem um papel antioxidante e anti-inflamatório, como as vitaminas A, E C e K. Vale destacar que é preferível que você adquira esse vegetal orgânico, para evitar ingerir a enorme quantidade de agrotóxicos que ele pode levar para seu cultivo.
O consumo desses alimentos não é garantia que você consiga prevenir o surgimento do câncer de próstata, pois isso exige uma série de fatores, como a manutenção de bons hábitos. O mais recomendado é que não se utilize cigarros, já que segundo a Fundação do Câncer ele possui em torno de 70 substâncias cancerígenas e 4.700 compostos tóxicos. Se for possível, procure o acompanhamento de um psicólogo, para auxiliar no tratamento do vício.