A pressão alta é uma doença que atinge muitas pessoas, trazendo mudanças obrigatórias para o estilo de vida. São mudanças como dar preferência a alimentos para baixar pressão, praticar atividade física pelo menos três vezes por semana e beber bastante água.
A falta de informação é uma das causas do alto número de hipertensos no Brasil e no mundo, pois se as pessoas tivessem mais conhecimento sobre a doença e como preveni-la, diversos diagnósticos positivos seriam evitados.
Melhores alimentos para baixar pressão
Quanto mais natural for a alimentação de uma pessoa hipertensa, melhor. Aliás, isso vale para todas as pessoas, inclusive para quem quer prevenir a hipertensão crônica.
Esses alimentos ajudam a manter a pressão equilibrada e evitar os desagradáveis sintomas de pressão alta. Então, com alimentação natural, queremos dizer:
Água de coco
A água de coco possui um alto teor de eletrólitos em sua composição primária e, por isso, consegue regular a pressão. Desse modo, o consumo da água de coco pode favorecer bastante quem possui problemas de pressão.
Além de ser um dos melhores alimentos para baixar pressão, a água de coco também é uma rica fonte de hidratação, beneficia a saúde das células, melhora a disposição, ajuda a prevenir osteoporose, asma e diabetes, a equilibrar o colesterol e prevenir pedras nos rins.
Azeite
O azeite que estamos falando é o de oliva, de preferência extravirgem. Os demais são óleos, e você deve evitar os alimentos fritos neles. Ao consumir uma quantidade equilibrada de azeite todos os dias, os benefícios são bem interessantes.
Esse alimento deixa suas saladas e vários pratos mais saborosos, ao mesmo tempo em que é anti-inflamatório, ajuda a controlar o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares. Ou seja, é bom para a pressão.
Carnes magras (frango sem pele, peru, peixes)
As carnes magras oferecem maior quantidade de nutrientes e baixa quantidade de gordura saturada que aumenta a pressão.
Dê preferência a elas nas suas refeições principais, e evite que sejam fritas ou compradas já empanadas.
Quando quiser comer carne vermelha, dê preferência para músculo bovino, alcatra e patinho, que são cortes mais magros.
Para quem come carne, é nesse tipo de alimento que estão as proteínas de alto valor biológico. Elas são compostas por uma combinação completa de aminoácidos essenciais iguais aos aminoácidos presentes nos tecidos do corpo humano.
Esses alimentos vão repor o máximo de aminoácidos que os tecidos do corpo precisam para se renovar.
Castanhas, nozes, amêndoas e amendoim sem sal
Se você usa essas oleaginosas e o amendoim (que é uma leguminosa) para complementar seus pratos ou para petiscar, é melhor evitar as versões salgadas. O ideal é escolher os naturais.
As oleaginosas e o amendoim possuem uma concentração de lipídios, ou seja, gorduras saudáveis que o corpo precisa receber todos os dias para funcionar bem.
Fornecem energia, atuam na absorção de vitaminas e na produção hormonal que dita o equilíbrio de todo o corpo.
Alimentos para baixar pressão: variedade e equilíbrio
Sobretudo, os alimentos para baixar pressão devem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, fácil de seguir, pois deverá ser a base da alimentação para toda a vida. Outros alimentos que podem fazer parte do cardápio, são:
- Iogurtes naturais e desnatados
- Legumes crus e cozidos
- Ovos
- Queijos magros e com pouco sal
- Cereais integrais (aveia, arroz, quinoa, centeio)
- Suco de beterraba
- Todas as frutas frescas
Aproveite e veja: Os benefícios da dieta DASH para hipertensão
Artigo com informações de Tua Saúde