Claro que inserir alimentos naturais no seu dia a dia é essencial, mas sabia que alguns podem ser tóxicos? Saiba quais são esses alimentos e o que fazer para poder consumir em segurança.
Carambola
Apesar ser ótima para a saúde de muitos, a carambola pode ser um perigo para quem sofre com problemas renais. Isso porque ela é riquíssima em folato e ácido oxálico, que pode aumentar a chance de ter cálculos.
Além disso, ela possui um aminoácido modificado que age como toxina no organismo, sendo mais retido por quem tem problemas nos rins. Então deve ser evitada ou se consumir apenas uma por dia, por pessoas saudáveis.
Espinafre
Talvez aquela saladinha de espinafre não seja a melhor escolha para sua saúde, já que essas folhas são ricas em ácido oxálico e ácido fítico. Esses antinutrientes, quando em excesso, podem causar inflamação no intestino, enjoo, cálculos renais e até artrite.
Eles também impedem a absorção do ferro e do cálcio, gerando diversos problemas no organismo. Mas não se preocupe, isso só acontece com a folha crua. Basta cozinhar, que ele está liberado no cardápio!
Mandioca brava
A mandioca brava ou Mahihot Esculenta é extremamente tóxica, pois libera ácido cianídrico no organismo, quando ingerida. Ela pode causar desde fadiga, confusão e dificuldade para respirar, como também convulsão, estado de coma e morte.
Para poder consumir, tem que submeter a mandioca brava a altas temperaturas, como por exemplo na produção de farinha. Na dúvida, opte pela comum.
Amêndoa e castanha de caju
Essas duas oleaginosas possuem urishol, uma toxina que pode causar inflamações no organismo, principalmente na pele. Também possuem cianeto, que reduz a absorção de nutrientes, podendo causar doenças na tireoide.
Para evitar que isso aconteça, sempre se deve consumir as amêndoas e castanhas de caju torradas ou cozidas, eliminando esse antinutriente.
Cogumelos
Você sabia que existem quase 4 mil tipos de cogumelos tóxicos? Então, nada de desbravar na culinária quando encontrar alguns pezinhos simpáticos por aí. Por segurança, opte pelos do mercado ou de fornecedores confiáveis.
Entre os tipos mais comuns e liberados para consumo, estão o shimeji, shitake, champignon e muitos outros. Lembre-se, segurança sempre vem primeiro!