Muitos são os motivos que têm levado as pessoas a serem vegetarianas. Para seguirem uma dieta livre de proteína animal é preciso atenção. Pois, muitos alimentos não são bem o que parecem.
Seja por rótulos com informações incompletas ou por procedimentos desconhecidos, é possível que uma pessoa vegetariana acabe comendo algo de origem animal. A lista abaixo revela alguns destes alimentos que parecem ser vegetarianos, mas de fato não são.
1. Maçãs
Calma, as frutas são alimentos vegetarianos. No entanto, muitas vezes, para garantir aquele brilho da casca das maçãs, muitos produtores usam a goma-laca. Este material é produzido por uma espécie de besouro que vive na Índia e Tailândia.
No Brasil, porém, de acordo com informações da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) enviadas para a Exame, nenhum tipo de cera, natural ou artificial, é usada nas maçãs em nenhum momento da produção. Ainda segundo a associação, a planta já produz naturalmente essa proteção.
Portanto, se você não come mel, deve prestar atenção em qual ‘cera’ foi usada nas maçãs importadas, não nas nacionais.
2. Batatas fritas
Nada melhor do que uma batata frita quentinha e crocante, certo? Contudo, muitos fabricantes usam gordura bovina para garantir essa textura. Então, fique de olho nas informações dos ingredientes.
3. Produtos vermelhos
Bala de morango, pirulitos, gelatina de framboesa e até mesmo o famoso Red Velvet podem não ser vegetarianos. Isso porque a cor vermelha, muitas vezes, é obtida a partir do corante E120. Uma tintura extraída da fêmea de um inseto chamado cochonilha.
4. Sorvete
Este é um produto que merece a atenção dos vegetarianos. Por não ter uma receita única, os sorvetes podem conter diferentes ingredientes de origem animal como, por exemplo, gordura animal, gelatina ou ácidos de origem bovina.
5. Açúcar refinado
O açúcar já é por si só um ingrediente polêmico por si só. Agora, o que muita gente não sabe é que durante o processo de refino, muitas vezes, é usado um carvão feito a partir de ossos. Apesar de não estar contido no açúcar, o processo não pode ser considerado veggie friendly.
6. Queijos
Grana Padano e Gorgonzola são alguns dos queijos de Denominação de Origem Controlada. Ou seja, para serem produzidos eles precisam seguir padrões e uma receita secular. Por isso, alguns deles passam por processos onde são utilizados substâncias retiradas do estômago de novilhos.
7. Cerveja
Se você é vegetariano e amante de cerveja, atenção! Alguns fabricantes usam produtos derivados de peixes, carangueijos ou até mesmo gelatina, proveniente do tutano do boi, para deixarem a cerveja mais clara. Apesar de não estarem presentes na bebida, eles são usados na fabricação.
8. Iogurtes
Em vários casos, a grande vilã dos vegetarianos é a gelatina, muitas vezes usadas no processo de alguns alimentos. Alguns iogurtes podem levar este material, especialmente os que são vermelho ou rosa. Não deixe de ler a lista de ingredientes.
Que tal fazer o seu iogurte em casa com uma receita 100% vegetariana e rápida? Aprenda no vídeo abaixo:
Não deixe de compartilhar estas informações!