Você se esquece das coisas muito rapidamente? Não se preocupe, em uma rotina tão intensa é difícil mesmo manter tudo em ordem. Porém, pode-se melhorar a capacidade do cérebro, tornando-o mais eficiente. Para isso, confira os melhores alimentos para melhorar a memória, usando-os no seu dia a dia.
Quais são os melhores alimentos para melhorar a memória
Alguns alimentos são fundamentais para colaborar na manutenção de uma boa memória, através da otimização do desenvolvimento cerebral. Desse modo, confira abaixo alguns desses incríveis alimentos para melhorar a memória, incorporando-os ao seu cardápio diário.
1. Uvas
As uvas são frutas bastante benéficas para a memória, otimizando os processos cerebrais. Isso deriva do fato de elas possuírem fisetina em sua composição, nutriente muito importante para o bom funcionamento do cérebro.
Além disso, quase todas as uvas são ricas em flavonoides (exceto as verdes). Fator que ajuda a proteger o sistema nervoso, influenciando no controle da meia vida das células neurais.
2. Ovo
O ovo é um ótimo exemplo dentre os alimentos para melhorar a memória. Isso é explicado porque ele é rico em um nutriente chamado colina.
A colina é responsável por melhorar o desempenho no processo de aprendizagem e facilitar na obtenção de informações importantes. Isso colabora bastante para manter a boa memória durante o envelhecimento, através da proteção das células do cérebro contra os desgastes causados pelo meio externo.
Além de oferecer todos esses benefícios, comer ovo também contribui bastante para a prevenção do mal de alzheimer. Isso porque ele é um alimento bastante rico em ácido fólico.
3. Morango
O morango é uma fruta muito poderosa para a potencialização dos neurônios. Isso decorre do fato de que ele é bastante rico em fisetina. Esse componente eleva exponencialmente o desempenho mental, colaborando na diferenciação das funções neurais.
Por isso, o consumo de morango toda manhã é uma forte ferramenta para cultivar uma melhor memória. Além disso, diversas partes do organismo se beneficiarão com essa medida.
4. Tomate
O tomate, assim como o morango, é rico em fisetina. Isso faz com que esse fruto também entre na lista dos alimentos para melhorar a memória.
Além disso, o tomate é rico em licopeno, que é um antioxidante que reduz os danos causados às células pelos radicais livres. Por isso, ele reduz consideravelmente os danos causados nas células cerebrais.
5. Salmão
O salmão é um alimento completo, sendo muito importante para a ideal preservação das funções cerebrais. Isso é explicado pelo fato de ele ser rico em ômega 3, nutriente poderoso para a saúde mental.
Por isso, o salmão é muito importante para a preservação da saúde cerebral. Se ingerido ao menos 1 vez por semana. ele já faz diferença. Vale lembrar que outros peixes também podem desempenhar esse mesmo papel, como o atum e a sardinha.
6. Quinoa
A quinoa é um alimento muito comum para quem está em dieta. O que poucos sabem, é que ela também facilita o correto desenvolvimento da saúde cerebral. Isso porque a quinoa é rica em ômega 3, assim como o salmão.
7. Linhaça
A linhaça, assim como a quinoa, é muito associada ao emagrecimento. Por possuir ômega 3, ela é poderosa para preservar a ideal saúde mental.
A linhaça pode se adaptar facilmente a uma dieta. Isso porque ela pode ser consumida como farinha ou em seu formato original, o que faz dela um alimento muito versátil.
8. Brócolis
O brócolis também auxilia significamente para o fortalecimento do setor cognitivo. Esse propriedade provém do fato de ele possuir um alto teor de vitamina K, o que aumenta o potencial de armazenamento de informações e poder de interpretação.
Dicas úteis para melhorar a memória
A memória pode ser balanceada de um modo complementar à alimentação, com algumas técnicas bem simples. Desse modo, otimiza-se o poder mental de um modo mais rápido. Confira abaixo uma lista com essas técnicas:
- Praticar jogos que estimulem a memória, como sudoku e caça palavras;
- Tentar memorizar números aleatórios;
- Tentar fazer cálculos sem o uso de papel;
- Fazer constantes associações, para estimular as conexões neurais;
- Ler livros;
- Aplicar mapas mentais.
Possíveis causas da perda de memória
Alguns fatores são responsáveis para influenciar na perda de memória, confira abaixo quais são:
- Depressão;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Falta de vitamina B2;
- Hipotireoidismo;
- Uso de drogas;
- Sono insuficiente;
- Mal de alzheimer.
Para ir além da memória, veja esses exercícios para estimular o cérebro!