A diabetes é uma doença crónica que surge quando o organismo não consegue estabilizar os níveis de açúcar, a glicose, no sangue.
Apresentamos uma lista de alimentos extremamente benéficos que, se consumidos diariamente, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo nesse caso, muito indicado para melhorar o dia a dia dos diabéticos.
Alimentos que ajudam a melhorar o dia a dia dos diabéticos
Feijão-branco e lentilha
São ricos em proteína, fibra, potássio e magnésio, essas duas leguminosas não só controlam os níveis de açúcar no sangue, como ajudam a reduzir os riscos de AVC.
Pimenta-caiena
Rica em fibras, a pimenta possui ainda capsaicina, uma substância muito eficiente quando o assunto é reduzir os níveis de açúcar.
Batata yacon
Conhecida como a batata dos diabéticos, é uma extraordinária fonte natural de insulina.
Cogumelos
Fornecem vitamina D e ajudam a diminuir o colesterol ruim.
Nozes
Rico em gordura boa, o seu consumo garante uma vida mais saudável.
Quiabo
Esse legume é rico em potássio, vitamina B, vitamina C, ácido fólico e cálcio, consegue promover efeitos satisfatórios nessa batalha contra o diabetes. Anote nossa receita especial:
Ingredientes:
- Quiabo: 5 unidades;
- Água: o suficiente.
Modo de preparo:
1. Lave bem os quiabos e corte suas extremidades;
2. Pique em pequenos cubos e coloque em um recipiente com tampa;
3. Acrescente água suficiente para cobri-los;
4. Deixe repousar de um dia para o outro, coe e beba.
Batata-doce
Riquíssima em fibras e vitaminas A e C, é uma ótima substitua da tradicional batata inglesa, que nesse caso possui alto teor de amido, não sendo muito saudável para quem tem diabetes.
Tomate
aliment
É um poderoso antioxidante além de oferecer bons níveis de vitaminas A e C. Possui ainda licopeno, bastante eficiente na prevenção de doenças cardíacas, favorecendo a melhora do metabolismo e queima de gordura, já que seu consumo promove uma sensação de saciedade por mais tempo.
Uma dieta saudável garante uma maior prevenção de doenças, porém não se esqueça, os hábitos saudáveis também precisam ser adquiridos, e é fundamental a prática de exercícios físicos regularmente.
Atenção: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico.