Você não precisa descartar um alimento assim que ele ultrapassar o prazo de validade que tem na embalagem! Estará a evitar o desperdício de um produto que ainda pode se encontrar em condições de consumo! Contudo, para isso, deve avaliar bem o seu sabor, o seu aspecto, a sua textura e o seu odor. Aliás, essa é uma coisa que deve ser feita para todos os alimentos, mesmo os que estão no prazo.
Conheça alguns alimentos que pode consumir depois da validade terminar!
Feijão, enlatados, macarrão, arroz e especiarias são produtos que podem ser usados sem problemas depois de ter passado o seu prazo de validade. Este prazo, na verdade, é somente uma garantia que o fabricante dá, que atesta as condições sanitárias e nutricionais para o consumo dentro desse período, se for devidamente conservado.
Saiba aqui o que deve ter em conta para poder consumir um alimento fora da validade:
-
Textura
Se o alimento parecer ter baba ou a sua textura estiver modificada, mais espessa ou granulosa, significa que ele esteja impróprio para ser comido. Por exemplo, o creme de leite talha quando se estraga, assim como perde a homogeneidade da sua textura.
-
Cor
Avalie bem a cor do produto para verificar se foi modificada. Em relação à carne, ela ganha um tom esverdeado quando começa a apodrecer, tornando-se imprópria para consumo.
-
Odor
Se o alimento estiver podre, azedo ou estragado, você irá notar facilmente através do cheiro que emana. Sabe a sopa que cheira azedamente quando se estraga? É um exemplo!
-
Sabor
Se não conseguiu perceber através dos outros fatores se um alimento está bom ou não, resta-lhe experimentar uma pequena amostra dele, antes de ingeri-lo por completo.
Se tomar em conta estes fatores vai reduzir as chances de consumir produtos infectados com bactérias e fungos, que podem resultar em intoxicações alimentares.
Outros exemplos de produtos que pode tentar consumir
Segue-se uma pequena lista de alguns alimentos que, em princípio, não causam problemas, caso os use fora do prazo de validade:
- água mineral;
- azeite;
- óleo;
- especiarias;
- chá;
- farinha;
- sal;
- açúcar;
- feijão;
- polpa de tomate;
- frutos secos;
- milho de pipoca;
- legumes congelados.
- massas secas;
- arroz;
- enlatados (por exemplo: milho, atum, leite condensado e feijão);
- refrigerantes
Normalmente, estes produtos podem ser ingeridos meses após a validade ter findado. Contudo, leve sempre em consideração os fatores que apontamos anteriormente – textura, cor, odor e sabor. Deve certificar-se que os invólucros não estão abertos e mantêm-se arrumados, segundo as instruções da empresa fabricante.
A exceção a esta regra reside em produtos como suplementos e remédios, que somente podem ser tomados caso se encontrem dentro da validade, já que podem ser danosos para a saúde se os tomar fora do prazo.
Agora, da próxima vez que for inspecionar a sua despensa, não precisa jogar fora tudo o que estiver passando do prazo de validade! Siga as nossas dicas e dê mais uma chance a esses produtos!
Compartilhe essa dica!