Leia esta matéria com atenção! Você pode estar deixando a sua saúde em perigo sem saber, consumindo alguns alimentos que podem parecer inofensivos e que na verdade são perigos presentes na sua cozinha, mas que você desconhece. Devido a algumas transformações químicas ou biológicas, podem conter toxinas que são muito prejudiciais à saúde.
Conheça 6 perigos presentes na sua cozinha que você desconhece:
-
- Batata-inglesa: se quando começar a descascar a batata, ver que ela está com uma camada levemente esverdeada, ou seja, ainda não amadureceu completamente, não consuma, jogue fora. Enquanto ainda não está madura, a batata contém uma substância chamada solanina que é tóxica e provoca vômitos, enjoos e diarreias.
- Tomate: muito parecido com o caso da batata. Se estiver verde, o tomate ainda contém altas concentrações de solanina, que além de vômitos e diarreias poderá causar tonturas, desorientação, formigamento, enxaqueca e alteração dos batimentos cardíacos. Mesmo que ache saboroso, não coma tomates verdes.
- Pão mofado (com bolor): muitas pessoas dizem que não há problema em comer o pão assim, basta retirar o pedaço com mofo. Acredite, elas estão enganadas. Mesmo em um pacote de pão de forma, se apenas 1 tiver bolor, é necessário descartar todos, pois pequenos fragmentos do mofo se espalham no ambiente, mesmo que não esteja visível. Consumir mofo pode causar alergias, problemas pulmonares e de estômago.
- Amêndoas: algumas variedades de amêndoas são amargas e muitas pessoas apreciam o seu sabor. Entretanto, poucos sabem que elas possuem cianeto de hidrogênio, composto altamente tóxico, considerado veneno e que em altas quantidades pode matar por sufocamento.
- Noz-moscada: muito utilizada na culinária indiana e também para fazer cremes e molhos para macarrão e lasanhas, a noz-moscada é muito aromática e pode ser utilizada como especiaria. Porém, jamais pode ser utilizada em grandes quantidades, pois tem efeito alucinógeno, causando desorientação e confusão mental. Um estudo provou que 8 a 10 gramas de noz-moscada pode induzir a convulsões gravíssimas. Portanto, não abuse.
- Frutas levemente apodrecidas: um dos perigos presentes na sua cozinha mais comuns. Assim como no caso do pão, o senso comum diz que devemos cortar apenas aquele pedacinho da maçã que apodreceu e aproveitar o resto. Mas isso não é verdade, os fungos e bactérias que se desenvolveram naquele pedaço pequenininho já se espalharam pela fruta inteira, mesmo que você não consiga ver.
Como evitar os perigos
Todos sabemos que desperdiçar comida é muito ruim, porém a saúde vem em primeiro lugar. Tenha bastante cuidado em como armazenar os seus alimentos para evitar o aparecimento de mofos, bolores, etc.
Também preste muita atenção quando comprar frutas e hortaliças. Mas mesmo tomando cuidado, se algum dos 6 perigos presentes na sua cozinha acontecer, não tenha dúvida, jogue o alimento no lixo e proteja a sua saúde!