Na indústria de alimentos é bastante comum a prática da falsificação para aumentar os lucros. Algumas vezes o produto é o verdadeiro, porém é reaproveitado para evitar o descarte de peças ainda boas para consumo. Mas são apresentados para você de uma forma disfarçada, omitindo a verdade. Veja se você já conhecia os alimentos falsificados mais comuns do mercado, e passe a ter mais cuidado na hora das compras.
Veja também: alimentos que sobreviveriam a um apocalipse
1. Canela
A canela em pau tem um formato bastante característico, mas também pode ser um dos alimentos falsificados. A canela verdadeira é mais frágil e com a parte interior mais preenchida, soltando-se facilmente, como pode ver na imagem.
A canela falsa é, na verdade, a planta cássia, que é usada por ser uma versão mais barata. Mas, em muitas pessoas, ela pode causar enxaqueca. Na hora da compra, dê uma olhada na embalagem e perceba essa diferença: a canela verdadeira tem o nome científico de Cinnamomum verum, enquanto a falsa tem o nome de Cinnamomum aromaticum.
2. Ervilhas
Nem todas as ervilhas são “apenas” ervilhas. Algumas são mistura de ervilhas com soja e corante. Então, se ervilhas que você comprou forem verdes demais, quase como artificiais, é melhor começar a escolher outra marca.
3. Água mineral
Você sequer pode confiar no que pensa ser água mineral. A verdadeira água mineral é pura e consta a fonte da sua origem na embalagem, bem como as formas de uso para determinados problemas de saúde, já que é uma água curativa.
Porém, existem muitos fabricantes mal intencionados produzindo uma mistura de água canalizada com iodo e sal. Fique de olho e observe a embalagem, verificando se o rótulo está bem colado, se fonte das letras é bem legível e se a tampa está lacrada.
4. Cola para carne
Sabia que existe um produto chamado transglutaminase, que é uma cola para carne? Esse produto foi desenvolvido para que a indústria da carne pudesse aproveitar partes de restos de carne, reduzindo o desperdício.
Essas parte pequenas de carne são “coladas” e viram grandes bifes que podem enganar os mais leigos no assunto. Prefira comprar carnes de açougues da sua confiança e peças grandes cortadas na hora, na sua frente.
5. Chantili
Se você costuma comprar chantili em frasco de pressão, é bom saber que muitos desses produtos não são o verdadeiro chantili, composto de creme de leite fresco. Não há problema com as versões “falsificadas” que são feitas de uma mistura com óleo de coco, xarope de milho, espessantes e aroma natural. Mas, não são o creme verdadeiro.
Então, se quiser evitar ser enganado, leia o rótulo. Na lista de ingredientes, o primeiro nome deve ser “creme”. Se estiver escrito que o primeiro ingrediente é “gordura vegetal” ou “açúcar”, esse é o chantili impostor, mas que também é gostoso e faz ótimas receitas.
6. Hambúrgueres
Se você adora ir a uma loja de fast food comer hambúrguer, saiba que existe o risco de pedir um hambúrguer de carne, mas comer uma mistura de levedura geneticamente modificada, fécula de batata e trigo texturizado.
Aliás, pode ser que você nem perceba a diferença, em especial naqueles hambúrgueres mais finos, pois a textura, o aroma e o sabor artificiais são de carne.
Então, se quiser garantir que não será enganado, compre sua carne no açougue da sua confiança e faça seus próprios hambúrgueres, pois nunca se sabe.
Crédito das imagens: Incrível