A dor é um sistema de alerta de defesa do corpo, que tem a função de comunicar que algo não está trabalhando muito bem. Ela pode ser pequena, sem muita relevância, basicamente reflexo de esforços exagerados ou distensões musculares, o que passa rapidamente, porém, outras podem acobertar uma série de infecções ou inflamações, que deve ser analisada cuidadosamente por um médico para que ele possa diagnosticar e tratar o problema.
Uma gama delas some sem que haja a necessidade de tratamento devido à ação de substâncias analgésicas naturais do nosso organismo, e também podemos fazer uso da medicina natural e exercícios físicos para dar aquela ajudinha.
Uma boa dica é evitar determinados tipos de alimentos quando estamos com algum tipo de infecção:
1. Carnes processadas industrializadas (salsicha, presunto, mortadela, bacon)
Possuem relação direta com a inflamação, por possuírem substâncias químicas, incluindo purinas e nitritos, que intensificam a inflamação no organismo.
2. Açúcar refinado
O açúcar induz a liberação de citocina, um agente inflamatório e ainda contribui para aumento de peso, que age diretamente nas articulações, causando dores nessa região.
Substitua por melaço, mel ou adoçantes naturais. Evite açúcar refinado.
3. Laticínios
Possuem alto nível de proteína caseína, os produtos lácteos são responsáveis por irritar o tecido dessa área e causar dor nas articulações.
Opte sempre por leites vegetais, como o de amêndoas e o de gergelim.
4. Óleos refinados
São causadores de diversas doenças e devem ser evitados. Troque o consumo por óleos ricos em substâncias anti-inflamatórias, como o de coco, linhaça, gergelim, girassol, azeite de oliva, mas lembre-se, todos prensados a frio.
5. Farinha refinada e grãos
Devido ao alto teor glicêmico, pode aumentar a dor nas articulações, além de poderem ser causadores de doenças degenerativas, como diabetes, doenças cardíacas e câncer.
Opte por uma dieta rica em tubérculos como inhame e batata-doce.
6. Ovos
A gema, além de possuir gordura saturada, contém ácido araquidônico que é responsável por induzir o surgimento de inflamações.
Use apenas a clara, caso esteja passando por algum processo inflamatório.
7. Glúten
Altamente inflamatório, esse alimento piora casos de dores e inflamação.
8. Sal de cozinha
Ele é responsável por desequilibrar os fluidos corporais, além de não possuir minerais abundantes e necessários para o nosso organismo.
Procure utilizar outras alternativas como sal de Guérande.
9. Alimentos com glutamato monossódico
O famoso realçador de sabores, causa dores e inflamações, especialmente nas articulações, principalmente para quem sofre de fibromialgia e artrite reumatóide.
Evite alimentos congelados e embalados que contém esse tipo de ingrediente.
10. Cerveja
A purina é convertida em ácido úrico, a razão pelo qual quem consome em excesso pode desenvolver gota e artrite, sem contar que ela possui glúten e outras toxinas.
Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico.