Comprar alimentos com a embalagem danificada
Crédito: Freepik

Comprar alimentos com a embalagem danificada é uma boa ideia?

Você deve observar que tipo de dano há na embalagem para saber se representa perigo à saúde

Publicidade

Se você não tem o costume de observar as embalagens dos alimentos que compra no supermercado, saiba que deveria começar a olhar com mais cuidado. As embalagens de todos os tipos apontam riscos para a saúde quando estão amassadas, estufadas ou mesmo com aberturas.

Ao verificar com cuidado a embalagem você pode evitar levar para casa um produto contaminado que pode fazer sua família ir para o hospital. Saiba identificar os danos em cada tipo de embalagem e o que eles significam.

Latas

É bem comum perceber alguns pequenos amassados em latas de vários alimentos, como extrato de tomate, bebidas, leite condensado e creme de leite. Não quer dizer que a embalagem tenha sido danificada a ponto de permitir a passagem de micro-organismos para o interior e contaminar o alimento.

Mas, esse não é o único problema. Dentro da lata é aplicada uma camada de verniz específico para isolar o metal e impedir o contato dele com o alimento. Só que alguns tipos de amassados do lado de fora da lata podem romper essa proteção de verniz e permitir o contato do metal com a comida.

Publicidade

Se isso acontece, pode ocorrer uma reação química entre o alimento e os componentes da lata, levando à contaminação do alimento.

Quando uma lata está estufada, o alerta é ainda maior. Lata estufada quer dizer que lá dentro um micro-organismo está se desenvolvendo, geralmente a bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo. O motivo de essa bactéria ter conseguido entrar ou se desenvolver a partir do próprio alimento varia muito. Mas, em todo caso, nunca compre uma lata estufada.

Papelão

As embalagens de papelão são as caixas de leite, suco, água de coco, polpa de tomate e afins. Elas são feitas com 75% de papel-cartão, 20% de polietileno de baixa densidade e 5% de alumínio para proteger o alimento no seu interior contra luz e umidade.

Porém, quando essa embalagem está muito amassada ou estufada, representa um risco à saúde. No amassado, a proteção dos materiais pode ser perdida, causando furos ou rasgos e levando à contaminação o alimento. No estufado, é o mesmo motivo das latas: contaminação interna por micro-organismos.

Publicidade

Plástico

Se a embalagem plástica estiver com um pequeno amassado, mas sem danos que permitam a entrada de micro-organismos para a parte de dentro, não tem problema. Mesmo assim, toda embalagem plástica deve ser muito bem lavada antes de guardar ou consumir, especialmente de produtos que você vai levar direto à boca, como garrafinha de água ou refrigerante.

Vidro

As embalagens de vidro estão entre as mais seguras para proteger o alimento da formação de gases e entrada de micro-organismos. Mas nunca leve para casa uma embalagem de vidro que esteja trincada ou rachada. Além dessa pequena rachadura ser uma grande porta para entrada de micro-organismos, existe o risco de pequenos fragmentos de vidro terem se misturado ao alimento.

Como identificar riscos da embalagem danificada

Observe o alimento nas embalagens transparentes

As embalagens de vidro e plástico que são transparentes oferecem a vantagem de você conseguir observar o alimento dentro delas. Aproveite isso e veja bem se o alimento está com bom aspecto, se não tem algum mofo, líquido turvo ou espumoso, carunchos e outros bichinhos.

Publicidade

Quando jogar o alimento fora?

Se você acabar levando para casa um alimento que está parecendo impróprio para consumo, você pode levá-lo de volta ao mercado para trocar, apresentando a nota fiscal. Se não for conveniente fazer isso, jogue fora.

O que faz um alimento estar impróprio para consumo, devendo ser jogado fora, pode ser: estufamento da embalagem, alimento amolecido quando deveria estar crocante, cheiro estranho, gosto estranho, rachaduras, bolores, cor estranha.

Lavar a embalagem é importante

Muitas pessoas adotaram o hábito de lavar todas as compras para se protegerem do coronavírus. Mas, a verdade é que esse hábito deve ser levado para sempre, mesmo quando a pandemia terminar.

Publicidade

Lave bem todas as embalagens antes de guardá-las, e limpe com álcool as que não puderem ser molhadas. Durante todo o trajeto das embalagens, desde a fábrica até a sua casa, pode haver contato com diversos tipos de animais e seus dejetos, além da sujeira dos ambientes de transporte.

Veja também: Arroz com caruncho: como tirar e não precisar jogar fora

PODE GOSTAR TAMBÉM