Quando você vai ao hortifrúti do mercado ou à feira, sempre procura conciliar bom preço com qualidade. Mas nem sempre vai encontrar, se estiver procurando por produtos fora da estação. Então, a melhor maneira de economizar e levar para casa produtos mais frescos e saborosos é saber quais são os alimentos da safra de junho.
Quais são os alimentos do mês?
Os alimentos da safra de junho variam entre frutas, legumes, verduras e outras opções, inclusive peixes, pois a produção também depende do período de reprodução desses animais. Confira as inúmeras opções!
Frutas
Quando o assunto é frutas, existem opções para todos os gostos! Basta escolher aquela ou aquelas que forem de sua preferência e se deliciar:
- Atemoia;
- Kiwi nacional;
- Laranja-lima;
- Tangerina poncã;
- Mexerica;
- Carambola;
- Mangostão;
- Quincan;
- Banana;
- Goiaba;
- Figo;
- Laranja;
- Limão;
- Maçã;
- Melancia;
- Abacate;
- Coco seco;
- Caqui.
Legumes e verduras
Legumes e verduras também têm sua sazonalidade. Claro que você encontra muitos deles durante todo o ano, mas é nessa época que eles estão mais baratos e com melhor sabor.
- Abóbora comum, japonesa e seca;
- Batata-doce rosada e amarela;
- Cará;
- Berinjela;
- Ervilha torta e comum;
- Inhame;
- Mandioca e mandioquinha;
- Batatinha;
- Chuchu;
- Pepino;
- Pimentão;
- Repolho;
- Vagem;
- Palmito;
- Milho-verde;
- Cenoura;
- Brócolis;
- Alho-poró;
- Almeirão;
- Agrião.
Outros tipos
Não só verduras, legumes e frutas têm uma época especial de safra. Há leguminosas, oleaginosas e outros alimentos que também são específicos de um período do ano.
- Amendoim;
- Milho pipoca nacional;
- Pinhão;
- Canjica.
Peixes
Não dá para esquecer dos peixes. Assim como frutas e verduras, muitos deles não podem ser pescados durante todos os meses do ano.
- Cascote;
- Cará;
- Lambari;
- Enguia;
- Sardinha;
- Truta.
Importância de escolher esses alimentos para economia doméstica
As compras da feira e do supermercado são parte fundamental da economia doméstica, pois normalmente ocupam uma porcentagem alta do orçamento. Então existem muitas vantagens em comprar frutas, verduras e legumes da estação, que no caso são os alimentos da safra de junho. Veja no que você sai ganhando:
- Alimentos frescos: quanto mais fresco for o alimento, mais textura e sabor ele terá;
- Maior quantidade de nutrientes: os alimentos fora de safra são congelados para serem preservados, mas depois de descongelados, se ficarem muito tempo na prateleira, começam a perder os nutrientes;
- Menos agrotóxicos: não é sempre, mas na maioria dos casos, os alimentos da safra atual não contêm agrotóxicos, o que é uma grande vantagem para a saúde. Mesmo assim, sempre que possível, procure os vegetais orgânicos.
- Melhores preços: no quesito economia, escolher alimentos da safra de junho sai muito mais barato porque eles estão em maior quantidade à disposição. Os comerciantes querem vender para não haver desperdício, então os preços ficam mais acessíveis.
- Estoque: aproveite que os alimentos da safra de junho estão frescos e com bons preços para congelar, como no caso dos peixes e de muitos vegetais. Eles duram por mais tempo e você sabe como está sendo preservado, então economiza sem perder em qualidade.
Agora, aproveite e veja dicas de receitas com alimentos da safra de junho.