Os alimentos da safra de julho são aqueles que estão prontos para serem colhidos durante esse mês. Muitos deles também fazem parte da safra de junho e agosto, pois são típicos do inverno.
As vantagens de ir à feira para escolher produtos da estação atual é garantir que irá levar para casa opções frescas, mais nutritivas, pois não estão há meses guardadas, além de economizar. Então, confira quais são as opções que o sétimo mês do ano tem a oferecer.
Quais são os alimentos da safra de julho?
Entre frutas, legumes e verduras, há uma grande variedade de alimentos da safra de julho para escolher e variar o cardápio do mês inteiro. Confira as opções:
1. Carambola
A carambola é uma fruta cítrica que quanto mais amarelinha, mais doce. Seu bonito formato de estrela ao ser cortada inspira a fazer pratos decorados, sejam doces ou salgados. A carambola fornece vitamina A, B e C, além de minerais essenciais à saúde.
2. Kiwi nacional
Outra fruta cítrica, o kiwi é rico em vitamina C, que age protegendo o sistema imunológico. É suculento e cheio de fibras, ideal para fazer suco, vitamina, sobremesas, sorvetes e fazer parte do café da manhã e dos lanches do dia.
3. Laranja-lima
Esse tipo de laranja é a mais doce e suave, então se você tem crianças em casa, leve muita laranja-lima para elas. Sirva especialmente em gomos inteiros, sem fazer suco, pois assim, além da grande quantidade de vitamina C, os pequenos irão absorver muito mais fibras.
4. Tangerina poncã
A poncã é aquela tangerina grande, de casca mais grossa e frouxa, docinha e muito suculenta. Com ela pode-se fazer suco natural, bolos, sorvetes, doces, licores e até molhos para pratos salgados. Aventure-se na cozinha com essa fruta bem fresca.
5. Atemoia
A aparência da atemoia lembra a anona, porque são da mesma família. É uma fruta de polpa doce e macia, rica em vitamina C e B, com muitas fibras para melhorar as funções gastrointestinais. Com ela pode-se fazer pudim, mousse, bolo e diversos outros pratos.
6. Abóbora
A abóbora comum, a seca e a japonesa fazem parte dos alimentos da safra de julho. Então aproveite para fazer muitos pratos doces e salgados com esse vegetal, além de consumir a sua semente que é muito saudável.
7. Batata-doce
A época também é propícia para o consumo da batata-doce, amarela e rosada. Esse alimento é ideal para quem precisa recarregar as energias, comer muita fibra e controlar a glicemia no sangue.
8. Agrião
Para saladas, cozidos, refogados ou sucos, o agrião é uma excelente opção. Escolha folhas bem frescas e leve para casa uma rica fonte de vitamina A, C e K, ácido fólico, especial para gestantes, além de ajudar na absorção do cálcio, importante na menopausa.
9. Cenoura
Seja cozida, assada, crua, em saladas, bolos, sucos ou refogados, a cenoura pode estar na mesa todos os dias. É versátil no preparo, rica em vitamina A, B, C e K, além de ácido fólico, potássio, ferro e muitas fibras.
10. Espinafre
Desde sopas para os bebês até torta de ricota com espinafres, há muitos pratos que você pode fazer usando essas folhinhas verde-escuras que tanto bem trazem à saúde. Ele fornece proteínas, fibras e energia, então utilize à vontade.
11. Milho
No frio de julho é uma delícia aproveitar o milho para fazer cozido, assado, bolo de milho, pamonha, sopas, cremes e tantos outros pratos. Para a saúde, ele protege a visão, é rico em antioxidantes, ajuda a controlar o colesterol e o açúcar no sangue. Consuma bem fresco.
12. Palmito
O palmito é encontrado sempre em conserva, o que é bom porque aumenta a preservação dos seus nutrientes. Com ele você pode fazer saladas, tortas, pastéis e uma imensa variedade de pratos para servir o ano inteiro.
13. Mandioca
Mandioca, aipim ou macaxeira. Não importa como você chama essa raiz, ela é outra opção deliciosa para fazer cozida, assada, frita e até para variar as receitas de bolo. É barata e altamente nutritiva.
14. Rabanete
Aproveite os alimentos da safra de julho também para consumir muito rabanete, que ajuda a perder peso, melhora a digestão, é desintoxicante, anti-inflamatório e deixa suas saladas mais bonitas e saborosas.
15. Ervilha
Aproveita a época de safra da ervilha para consumi-la fresca, na vagem, ao invés de congelada ou na conserva. Fica ótima em sopas, caldos, cremes, cozidos de vegetais, molhos de frango e onde mais a sua criatividade permitir.