8 alimentos comuns e bem tóxicos que deve evitar!

Você tem alimentos na sua cozinha que deve parar de consumir. Sabe o motivo? Eles contêm tóxicos prejudiciais. Atum, tomate verde e pão com mofo são alguns exemplos! Confira todos eles aqui!

Publicidade

Eventualmente ainda não deve ter reparado, mas existem alimentos de consumo regular que podem causar danos na saúde. Não estamos exagerando, apenas querermos informá-lo devidamente! De fato, alguns alimentos têm um certo nível de toxicidade, daí que deve identificá-los e desviar-se deles. Estamos falando de:

1. Tomate verde

Se for daquelas pessoas que gosta de comer tomate verde, note que pode não estar a fazer algo muito correto para a sua saúde. É que o tomate, não estando maduro, contém altos níveis de solanina, que é um elemento venenoso e tóxico, que ao ser consumido, pode provocar dores de cabeça, náuseas, tonturas, diarreia, vômitos, arritmia e cólicas. Em casos graves, poderá igualmente ocorrer febre, alucinações, paralisia e dormência. Isto acontece apenas nos tomates verdes, os maduros podem ser comidos à vontade. Contudo, prefira sempre os orgânicos.

2. Amêndoas

As amêndoas podem ser doces ou amargas. No caso das amargas, elas possuem cianeto de hidrogênio, que é uma substância prejudicial seja para crianças ou adultos.

3. Pão com mofo

Comer pão com bolor pode ser arriscado! Se na caixa ou no saco do pão tiver algum que tenha bolor, deite todos os pães para o lixo. Por muito que os outros não estejam bolorentos, terão já esporos de mofo, que contaminam todo o saco ou caixa. Se comer pão com mofo – pode até ser um pequeno pedaço – corre o risco de ter problemas no estômago ou algo mais sério.

Publicidade

4. Atum

O risco de consumir este peixe reside no fato dele concentrar mercúrio. Para seu conhecimento, o mar está bastante poluído com metais pesados e outros poluentes. E, com base nesta informação, a agência americana dos alimentos e medicamentos (FDA) desaconselhou o consumo de atum, especialmente por crianças e gestantes.

5. Noz-moscada

Tem efeitos alucinógenos. Além disso, certas pessoas sentem cólicas apenas por ingerirem 5 gramas. Saiba que até convulsões podem ocorrer com a toma de 8 gramas. Mais, uma noz-moscada comida totalmente pode causar modificações mentais.

6. Macaxeira/Mandioca/Aipim

De forte consumo no Brasil, deste o tempo dos índios, antes dos Descobrimentos. Contudo, certo é que, comer mandioca pode ser grave, uma vez que ela tem ácido cianídrico, que pode intoxicar.

É importante referir que as espécies mais consumidas pelos brasileiros não têm a presença desse ácido muito acentuada, muito pelo contrário, ela é fraca. Contudo, a mandioca-brava é um exemplo de espécies com elevados níveis de tóxicos. Daí que, a mandioca deve ser bem cozida (e não comida crua), para não provocar uma séria intoxicação.

Publicidade

7. Batata-inglesa verde

No caso da batata é a mesma situação que no tomate! As batatas com casca verde não estão maduras. Já reparou nalgum exemplar desses? Mais, quando a batata-inglesa está na altura do brotamento tem também níveis tóxicos. Isto tudo por causa da solanina. Trata-se de uma substância tóxica que, nem cozinhando, ela desaparece. A intoxicação originada por ela acarreta sintomas como vômitos, diarreias e outras complicações gastrointestinais.

8. Castanha de caju

Esta castanha sendo cozida ou torrada é inofensiva. Os malefícios estão nela crua ou não cozida devidamente. Deste modo, ela solta urushiol que é uma toxina letal, em alguns casos. Sendo em pequena presença, provoca apenas inflamações cutâneas e dermatite.

Siga nossas recomendações e evite ingerir estes 8 alimentos. Não acarrete danos para a sua saúde!

Publicidade

Compartilhe essa dica!

PODE GOSTAR TAMBÉM