Menu

Conheça os 4 tipos de alimentos que causam pedras nos rins

Você vai perceber que o segredo para prevenir os cálculos renais está em levar uma vida saudável e equilibrada

Crédito: Freepik

Publicidade

As pedras nos rins se formam ao longo do tempo e por diferentes motivos. Basicamente, seus tipos são quatro: ácido úrico, oxalato, cistina ou cálcio. Dependendo de como é a sua alimentação, podem se formar vários pequenos cristais dentro dos rins ou nas vias urinárias. São essas pedrinhas que o organismo precisa expelir com fortes contrações que causam uma dor intensa. Então, uma das formas de tratar é conhecendo os alimentos que causam pedras nos rins para poder evitá-los.

Veja também: gengibre faz mal para os rins?

Alimentos que causam pedras nos rins

Crédito: Freepik

Antes de se assustar com os alimentos que causam pedras nos rins, achando que precisa eliminá-los da sua dieta, saiba que não é apenas a comida responsável pela formação dos cristais.

As principais causas da formação de cálculos renais são a predisposição genética e não beber água o bastante ao longo do dia. Então, a alimentação é parcialmente culpada. Mas, também é preciso beber muita água para ficar livre das pedras nos rins.

1. Cafeína

A cafeína está presente não só no café, mas também em refrigerantes de cola, em alguns chás e nos remédios para dor de cabeça que muita gente toma em excesso. Essa substância é bem forte e faz os rins trabalharem mais. Além disso, aumenta os níveis de cálcio no organismo, que é um dos causadores da formação de pedras.

Publicidade

2. Carnes vermelhas e frutos do mar

Todos os causadores de pedras nos rins estão presentes na composição das carnes vermelhas e dos frutos do mar. Como as carnes são riquíssimas em proteínas, elas reduzem a capacidades dos rins de dissolver o que está em seu interior, favorecendo a formação dos cálculos.

Além disso, elas contêm ácido úrico e purinas que, em grande quantidade, também formam as pedrinhas renais. Os frutos do mar contêm muito oxalato que favorece o acúmulo de sódio e de cálcio nos rins, mais dois formadores de pedras.

3. Sal

Quando o sal é consumido em excesso, o corpo todo sofre. Porém, não se pode apenas deixar de comer sal, pois ele é importante para regular os níveis de água no corpo. Então, a dica é equilibrar. Se comer sal demais (isso inclui alimentos que já vêm salgados), pode gerar um acúmulo de sódio nos rins e, assim, a formação de pedrinhas vai acontecer.

4. Açúcar

Assim como o sal, o açúcar em excesso também traz muitos prejuízos à saúde. Se você pensava que ele só trazia o risco do diabetes, saiba que também facilita a formação de cálculos renais porque dificulta o trabalho dos rins.

Publicidade

Como evitar pedra nos rins

Seja para evitar pedras nos rins ou para prevenir qualquer tipo de problema no organismo, algumas dicas são sempre válidas. Em geral, é importante manter o equilíbrio de tudo o que consome. As pedras nos rins não não surgir do dia para a noite, mesmo em quem tem predisposição. O problema está nos excessos. Então, essas dicas são importantes:

  • Manter uma alimentação saudável, com comida natural e caseira;
  • Beber pelo menos 2 litros de água ao longo do dia, todos os dias;
  • Evitar ficar tomando remédios sem real necessidade;
  • Praticar atividade física diariamente ou, pelo menos, 3 vezes por semana;
  • Fazer um check-up médico uma vez ao ano, especialmente a partir dos 40 anos, para prevenir qualquer doença.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Leave a Reply

Sair da versão mobile