Quando o assunto é alimentação saudável, existem algumas crenças que convém desmistificar, até porque, na verdade, elas costumam estar erradas. Confira aqui algumas crenças e os esclarecimentos sobre elas.
Alimentação saudável: mitos e verdades
Quer ter uma alimentação saudável e já se perdeu entre tantas informações? Tudo bem, é normal que se fale muito sobre dietas e estilo de vida. O mais importante é que você entenda o porquê de cada coisa. Veja aqui o que é mito e o que é fato, sempre com as devidas explicações.
Comer muito no intervalo das refeições não é correto
Verdade. Primeiro de tudo, lembre que cada organismo é único e existem condições – como a hipoglicemia – que exigem uma alimentação especial. Mas em geral, não se deve comer muito entre as refeições. Isso porque você pode acabar ingerindo mais calorias do que o necessário, atrapalhando o funcionamento do seu corpo.
Sucos fazem tão bem quanto a frutas
Mito. Prefira as frutas frescas, cortadas na hora (e se possível, colhidas também). Isso garante que grande parte das vitaminas esteja presente. Por exemplo, a vitamina C é extremamente volátil, já se desfazendo ao abrir a laranja. Imagine se ainda espremer e esperar a hora do almoço! Se puder, opte pela fruta que já que têm fibra, mais minerais e mais vitaminas do que os sucos.
Gorduras são ruins para a saúde
Mito. Ou quase. As gorduras são as culpadas do aumento do peso e dos ataques à saúde de diversos órgãos, como o coração. No entanto, o processo metabólico precisa de gorduras, pois sem elas, os hormônios sexuais deixariam de ser produzidos e, as vitaminas A e E, não seriam retidas pelo organismo. Além disso, a falta de gorduras pode causar problemas hepáticos e envelhecimento, antes do tempo. Mas é claro que se está falando da gordura boa, ok?
Congelar verduras e frutas retira todas suas qualidades
Mito. Atualmente, o processo de congelamento já permite manter as características dos produtos. Certamente se perde parte de algumas vitaminas mais voláteis no processo, mas garante grande parte delas e os minerais também. Você pode congelar verduras e frutas para tê-las fora da estação ou até mesmo para aqueles dias que a cozinha está corrida.
Alimentos orgânicos fazem sempre bem
Mito. Novamente, cada pessoa tem um organismo único e não é porque algo faz bem para muitos que faz para todos. Os alimentos orgânicos são, sem dúvidas, uma excelente opção para manter a saúde. Isso porque não levaram tóxicos na sua produção, porém têm semelhanças com os convencionais. Dessa forma, deve-se saber que sim, faz muito bem, mas nunca se deve generalizar ou fazer alterações bruscas na dieta sem acompanhamento.
Comer depois das 18h não é saudável
Mito. Devido aos hábitos e horários modernos, torna-se frequente comer depois das 18h. Atualmente, todo o mundo deita-se mais tarde do que as gerações passadas e estar sem comer é danoso para o corpo. Por isso, convém que coma alguma coisa leve pelo menos três horas antes de ir dormir. Com escolhas inteligentes, você pode até mesmo favorecer o seu sono!
Pão escuro é sempre melhor que pão branco
Mito. Nem sempre o pão escuro é mais saudável. Não significa que tenha mais fibras, já que pode levar corante – diga-se de passagem, o terrível caramelo IV. Em nível calórico, os dois gêneros de pão são semelhantes. Na verdade, os mais apropriados e com alto teor de vitaminas são os integrais que não levam fermento. O mesmo se aplica a alimentos ditos como integrais no mercado. Vai lá na lista de ingredientes e vê se não tem corante antes de comprar.
Carboidrato é inimigo da alimentação saudável
Mito absoluto. Simples ou complexos são os tipos de carboidratos. Os simples são encontrados no chocolate, nos sucos, no açúcar, no mel, nas geleias, nas batatas, nas frutas e no pão branco. Os complexos são os melhores e pode encontrá-los nas verduras, nas ervas frescas, nos cereais, nas frutas carnosas e nos feijões. Eles dão saciedade, energia e estão presentes em quase todos os alimentos, em quantidades diferentes.
Rolls e sushi são muito saudáveis
Mito. Esses alimentos não estragam a dieta se consumidos de forma correta. Por exemplo, o arroz branco que é utilizado é um carboidrato simples, mas está em pequena quantidade, junto com alga e peixes. O que estraga é a presença de maionese ou molho de soja que têm muitas calorias. Além disso, o shoyu e outros molhos oferecidos tem bastante sódio, corante e até açúcar.
Perde-se peso recorrendo à dieta da combinação de alimentos
Mito. O pâncreas e o estômago segregam fermentos que vão digerir, simultaneamente, carboidratos, proteínas e gorduras. Não está comprovado que separar carboidratos de proteínas faça emagrecer. Quem usa esta dieta pode perder peso, pois começa a saber mais sobre o que come e opta por alimentos pouco calóricos.
Bem, como você pôde ver, algumas das crenças sobre alimentação saudável não são totalmente verdade. Deste modo, você já pode ter opções alimentares mais acertadas. Compartilhe com seus amigos e familiares!