Segundo o Ministério da Saúde, uma alimentação saudável deve ser baseada em “práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico”. Ou seja, não adianta ficar tentando imitar dietas da moda, ou aquela influencer famosa, que vive em outra região e realidade da sua.
O importante é manter uma alimentação balanceada, com os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Você sabia que até o seu cabelo ou seu humor podem ser afetados pelas coisas que anda comendo? Entenda a importância da alimentação saudável para a sua vida, resgatando boas práticas alimentares.
Qual a importância
É a clássica história de colocar um bom combustível no seu veículo mais importante: seu corpo. O alimento traz energia, bem como matéria-prima para as funções a nível celular. Todos os nutrientes têm seu papel e não se deve subestimar nenhum deles. Sim, inclusive os carboidratos. Sabia que eles são essenciais para o funcionamento do seu cérebro?
Pois é, a falta de outro nutriente importante, a proteína, pode levar a diversos problemas. Entre eles, estão a perda de massa magra, mais fraturas, dores nas articulações, flacidez e queda de cabelo. Além disso, pode influenciar na sua atenção, imunidade, metabolismo, cicatrização e até no comportamento.
Poderia se passar horas citando muitos exemplos da importância da alimentação saudável, mas quer um exemplo bem tangível? Mude sua rotina alimentar e veja o que acontece com sua pele. Se você sofre com acne, principalmente, pois ao adicionar alimentos anti-inflamatórios e fazer outras mudanças, vai perceber a diferença.
Isso sem falar de doenças como hipertensão, problemas cardiovasculares, anemia, obesidade, diabetes tipo 2, gastrite e até insônia. Elas são doenças normalmente causadas pela má alimentação, ou pelo menos impulsionadas por ela. Então, procure manter o equilíbrio durante as refeições, evitando alguns erros.
Erros mais comuns
Apesar de se ter mais acesso à informação, muitas pessoas acabam cometendo erros simples e primários. Veja alguns deles e se você também tem esses hábitos.
Quantidade de sal
Para você, uma comida bem temperada tem que estar com aquele salzinho no limite? Pois saiba que esse é um dos erros mais comuns. Quanto menor a quantidade ingerida, melhor para a sua saúde. Isso porque evita o desenvolvimento de doenças como a hipertensão e não desregula uma função importantíssima nas células, a bomba de sódio e potássio. Quando em desequilíbrio, acaba gerando a temida retenção de líquido.
Exagero no açúcar
Assim como o sal, o açúcar deve ser evitado. Isso porque, primeiro, ele não é nada natural ou inocente, contendo químicos que se acumulam no organismo. Além disso, é um alimento altamente inflamatório, impulsionando o desenvolvimento de muitas doenças. Para complicar, é um dos causadores da obesidade e diabetes tipo 2.
Jejum sem indicação médica
Há quem defenda veementemente, há quem ataque com a mesma vontade. Na dúvida, aposte no equilíbrio e constância, sem ser radical com nada. Se quiser fazer o jejum intermitente – cheio de regras importantes a serem seguidas – o faça somente com o acompanhamento de um nutricionista e um médico de confiança.
Pouca variedade
Tudo na vida é resultado de escolhas, inclusive a sua alimentação. Procure montar pratos coloridos, diversificados, com pouca gordura (e de qualidade). Aposte no equilíbrio, caprichando nas frutas e legumes, para prover uma boa quantidade e variedade de nutrientes. Acredite, é fácil ter uma alimentação saudável.
Como ter uma alimentação saudável
O Ministério da Saúde diz que não precisa ser complicada e deve sempre respeitar a situação e o local onde a pessoa mora. Aproveitar os alimentos da época, não é somente econômico, como também muito mais gostoso. E não precisa comprar aqueles produtos light/diet da propaganda, basta fazer substituições inteligentes.
Veja então as dicas do Ministério, para que se possa desfrutar de uma refeição saudável, gostosa e equilibrada:
- Variedade: nada de prato monocromático! Aproveite que você vive em um país tropical, abençoado por Deus e capriche na paleta criada por Ele.
- Industrializados: evite o consumo de alimentos muito processados ou refinados.
- Arroz com feijão: sim, o órgão recomenda que você coma arroz com feijão todos os dias, pois é uma excelente combinação, rica em diversos nutrientes. Mas prefira o arroz integral, certo?
- Água: beba ao menos 2 litros de água por dia, pode ser em forma de suco natural, frutas, caldos… O importante é que atinja a quantidade mínima.